“OSCE” como estratégia de ensino-aprendizagem em semiologia médica: Percepção do estudante”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8020

Keywords:

Medicina. Avaliação. Educação Superior.

Abstract

A avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção do conhecimento, assim tem a finalidade de verificar se os objetivos de ensino foram alcançados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos alunos de Medicina de um Centro Universitário sobre o uso do OSCE (Objective Structured Clinical Examination), como instrumento de avaliação e ensino-aprendizagem em semiologia médica. Os objetivos específicos foram descrever os aspectos do OSCE, identificar aspectos limitantes na operacionalização do OSCE, indicar sugestões aplicáveis que venham contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio do OSCE. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, e para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas direcionado aos estudantes do Curso de Medicina de um Centro Univeristário. Espera-se, assim, contribuir para uma melhor eficácia do OSCE no aprendizado do aluno de semiologia médica levando a melhor aplicação do método.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Avelino Diniz Gonzaga, Professora de Semiologia Geral do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Perita médica, pediatra e professora de Semiologia Geral da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Amanda Katarinny Goes Gonzaga, Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Cirurgiã-dentista, Professora das disciplinas de Patologia Geral e Patologia Oral do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Ana Raquel Avelino Diniz Gonzaga, Acadêmica do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Acadêmica do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Gabrielle Avelino Diniz Gonzaga, Médica na Unidade Básica de Saúde São Januário II, Campina Grande, Paraíba

Médica na Unidade Básica de Saúde São Januário II, Campina Grande, Paraíba

Israel Avelino Diniz Gonzaga, Acadêmico do c

Acadêmico do Curso de Medicina da UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Elenilze Josefa Diniz, Professora do Centro Universitário UNIFACISA, Campina Grande, Paraíba

Mestre em Economia e Desenvolvimento Regional (UFPB); Doutora em Sociologia (UFPE).

References

ALMEIDA, M. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Universitários da Área da Saúde. Rede Unida; Londrina, 2003.

AMARAL, JL. Avaliação e Transformação das Escolas Médicas: uma experiência, nos anos 90, na ordenação de recursos humanos para o SUS. 2002. 113f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

BORGES, M.C.; MIRANDA, C.H.; SANTANA, R.C.; BOLLELA, V.R. Avaliação Formativa e aprendizado na saúde. Medicina (Ribeirão Preto), v.47, n.3, p. 324-31, 2014.

FRANCISCO, A.M.; AMARAL, A.P.C.G.; MOREIRA, H.M.; TONHOM, S.F.R. Percepção de Estudantes e Docentes sobre uma Unidade Educacional em curso de Medicina com Metodologia Ativa. Investigação Qualitativa em Educação, v.2, p.214-219, 2015.

HARDEN, R.M.; STEVENSON, M.; DOWNIE, W. W; WILSON, G.M. et al. Assessment of clinical competence using objective structured examination. BMJ, v.1, p.447-51, 1975.

KRAEMER, M.E.P. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer-cursos. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 10, n.2, p.137-147, 2005.

NEVES, R.S.; BARROS, A.F.; ESPER, M.M.A.; BEZERRA, T.J.N. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Com. Ciências Saúde, v.27, n.4, p.309-316, 2016.

PORTO, C. C. Semiologia Médica. 7. Ed. Editora Guanabara: 2013.

RIBEIRO, A.M.; FERLA, A.A.; AMORIM, J.S.C. Objective structured clinical examination in physiotherapy teaching: a systematic review. Fisioter Mov., v. 32, p. 1-12, 2019.

SPANKE, J.; RAUS, C.; HAASE, A.; ANGELOW, A.; LUDWIG, F.; WECKMANN, G.; SCHMIDT, C.O.; CHENOT,J-F. Fairness and objectivity of a multiple scenario objective structured clinical examination. GMS Journal for Medical Education, v.36, n.3, p.1-17, 2019.

SILVA, R.H.A.; SCAPIN, L.T. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Est. Aval. Educ., v. 22, n. 50, p. 537-552, 2011.

STORMANN, S.; STANKIEWICZ, M.; RAES, P.; BERCHTOLD, C.; KOSANKE, Y.; ILLES, G.; LOOSE, P.; ANGSTWURM, M.W. How well do final year undergraduate medical students máster practical clinical skills? GMS Journal for Medical Education, v..33, n.4, p.1-16;2016.

TURNER, J. L.; DANKOSKI, M.E. Objective structured clinical exams: a critical review. Fam Med, v.40, n.8, 574-578, 2008.

Published

2020-07-05

How to Cite

Diniz Gonzaga, A. A., Gonzaga, A. K. G., Diniz Gonzaga, A. R. A., Diniz Gonzaga, G. A., Diniz Gonzaga, I. A., & Diniz, E. J. (2020). “OSCE” como estratégia de ensino-aprendizagem em semiologia médica: Percepção do estudante”. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 121–127. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.8020

Issue

Section

ARTICLES

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.