Inovação pedagógica na residência de enfermagem pediátrica: Integração de ferramentas digitais para superar desafios institucionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10239

Resumen

Na implementação da Residência muitos desafios se colocam para a coordenação. A carga horária do eixo teórico da residência é uma delas. Por ser extensa, frequentemente, se apresenta como um desafio. O estudo tem por objetivo descrever a experiência da gestão de um Programa de Residência de Enfermagem Pediátrica na coordenação do canal teórico. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da reestruturação do canal teórico específico do Programa. A experiência foi relatada em três eixos, o primeiro é um mapeamento do programa para análise dos processos de ensino e aprendizagem e que eram factíveis de serem melhorados através da ferramenta de gestão matriz SWOT; o segundo refere-se a uma reestruturação das estratégias educacionais do canal teórico específico; e o terceiro aponta para a descrição do Plano de Ação Pedagógico. Ao analisarmos as fraquezas apresentadas na matriz SWOT, ficou clara a problemática relacionada aos recursos humanos escassos e despreparados para o Ensino, principalmente no eixo teórico do programa. Como uma abordagem viável para superar tais condições, integrou-se ferramentas digitais, buscando a disponibilização online de parte do conteúdo. A adoção dessa abordagem pedagógica resultou na criação de conteúdo teórico que pode ser reutilizado em múltiplas ocasiões, contribuindo para elevar a produtividade e otimizar o trabalho do corpo docente da instituição. Aspectos que solucionam grande parte das “fraquezas” indicadas na matriz SWOT. Além disso, a diversificação das metodologias de ensino e a incorporação de variados recursos educacionais conferiram à disciplina um caráter mais dinâmico, interessante e inovador.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia Educacional. Metodologia. Ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-02

Cómo citar

Cardim Novaes, M., & de Sales Norte Azevedo, M. (2024). Inovação pedagógica na residência de enfermagem pediátrica: Integração de ferramentas digitais para superar desafios institucionais. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 926–930. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10239

Número

Sección

ARTÍCULOS