Inovação pedagógica na residência de enfermagem pediátrica: Integração de ferramentas digitais para superar desafios institucionais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10239Resumo
Na implementação da Residência muitos desafios se colocam para a coordenação. A carga horária do eixo teórico da residência é uma delas. Por ser extensa, frequentemente, se apresenta como um desafio. O estudo tem por objetivo descrever a experiência da gestão de um Programa de Residência de Enfermagem Pediátrica na coordenação do canal teórico. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir da reestruturação do canal teórico específico do Programa. A experiência foi relatada em três eixos, o primeiro é um mapeamento do programa para análise dos processos de ensino e aprendizagem e que eram factíveis de serem melhorados através da ferramenta de gestão matriz SWOT; o segundo refere-se a uma reestruturação das estratégias educacionais do canal teórico específico; e o terceiro aponta para a descrição do Plano de Ação Pedagógico. Ao analisarmos as fraquezas apresentadas na matriz SWOT, ficou clara a problemática relacionada aos recursos humanos escassos e despreparados para o Ensino, principalmente no eixo teórico do programa. Como uma abordagem viável para superar tais condições, integrou-se ferramentas digitais, buscando a disponibilização online de parte do conteúdo. A adoção dessa abordagem pedagógica resultou na criação de conteúdo teórico que pode ser reutilizado em múltiplas ocasiões, contribuindo para elevar a produtividade e otimizar o trabalho do corpo docente da instituição. Aspectos que solucionam grande parte das “fraquezas” indicadas na matriz SWOT. Além disso, a diversificação das metodologias de ensino e a incorporação de variados recursos educacionais conferiram à disciplina um caráter mais dinâmico, interessante e inovador.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia Educacional. Metodologia. Ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Cardim Novaes, Monique de Sales Norte Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess