Comunicação assertiva em feedback formativo de residentes da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10381Palabras clave:
Internato e residência, Relações interprofissionais, AprendizagemResumen
O feedback como ferramenta de avaliação, associado a comunicação assertiva, contribuem para avaliar o desempenho e colaborar na construção do crescimento pessoal e profissional do residente. Este trabalho teve como objetivo analisar como a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos. Trata-se de uma revisão sistemática com uso das estratégias PICO para pergunta de pesquisa e PRISMA para seleção dos artigos via bases de dados MEDLINE/PubMed e BVS, com filtro nos últimos 10 anos, em inglês e português. dos 33 estudos encontrados, quatro foram selecionados para compor a revisão. Desenvolver habilidades de comunicação e promover feedback bilateral são essenciais para favorecer a relação entre tutor e residente, evitar hierarquização e permitir que o estudante tenha papel ativo no seu aprendizado. Barreiras como restrição de tempo, rotatividade de preceptores e curva de aprendizagem podem ser minimizadas por meio do uso de modelos de feedback, como R2C2 e Ask-Respond-Tel. a comunicação assertiva em feedback formativo pode promover a melhoria no aprendizado de residentes médicos e não médicos por, em suma, promover feedback bilateral, podendo-se fazer uso de estratégias e ferramentas para minimizar as barreiras de comunicação. São necessários mais estudos sobre comunicação eficaz em feedback, especialmente em residências multiprofissionais.
Descargas
Citas
BING-YOU, R.; VARAKLIS, K.; HAYES, V.; TROWBRIDGE, R.; KEMP, H; MCKELVY, D. The Feedback Tango: An Integrative Reveiw and Analysis of the Contect of the Teacher-Learner Feedback Exchange. Academic Medicine, v.3, n.4, p. 657-663, 2018. 10.1097/ACM.0000000000001927
COSTA, J.B.R.; AUSTRILINO, L.; MEDEIROS, M.L. Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em pediatria de um hospital universitário público. Inteface, v.25, n.08, p.1-16, 2021. 10.1590/interface.210215.
LAM, D.L.; SARKANY, D. S.; WHITMAN, G.J.; STRAUS, C. M. It´s a Two-Way Street: Giving and Receiving Feedback to the Unaware. Current Problems in Diagnostic Radiology, v. 51, p. 17-20, 2022. 10.1067/j.cpradiol.2021.06.004.
LEFROY, J.; WATLING, C.; TEUNISSEN, P. W.; BRAND, P. Guidelines: the do’s, don’ts and don’t knows of feedback for clinical education. Perspectives on Medical Education, v.4, n.6, p. 284-299, 2015. 10.1007/s40037-015-0231-7
MAIA, I. L.; KUBRUSLYL, M.; OLIVEIRA, M. C. X.; OLIVEIRA, C. M. C.; AUGUSTO, K. L. Estratégia Adaptada de Feedback Voltado para Ambulatórios de Graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n.4, p. 29-36, 2018. 10.1590/1981-52712015v42n4RB20180095.
MENEGATTI, M. S.; ROSSANEIS, M. A.; SCHNEIDER, P.; SILVA, L. G. C.; COSTA, R. G.; HADDAD, M. C. F. L. Estresse e estratégias de Copin utilizadas por residentes de enfermagem. Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, n.e-1329, 2020. 10.5935/1415-2762.20200066
MYERS, K.; CHOU, C. L. Collaborative and Bidirectional Feedback Between Stundes and Clinical Preceptors: Promoting effective Comunication Skills on health care teams. Journal of Midwifery Women´s Health, v. 61, n. S1, p. 22-27, 2016. 10.1111/jmwh.12505.
NEWMAN, L. R.; ROBERTS, D. H.; FRANKL, S. E. Twelve tips for providing feedback to peers about their teaching. Medical Teacher, v. 41, n. 10, p. 1118-1123, 2019. 10.1080/0142159X.2018.1521953
ORDONS, A. L. R.; CHENG, A.; GAUDET, J. E.; DOWNAR, J.; LOCKYER, J. M. Exploring Faculty Approaches to Feedback in the Simulated Setting. Are They Evidence Informed? Simulation in Healthcare, v.13, n.3, p. 195-200, 2018a. 10.1097/SIH.0000000000000289.
ORDONS, A. L. R.; CHENG, A.; GAUDET, J. E.; DOWNAR, J.; LOCKYER, J. Adapting feedback to individual residentes: na examination of preceptor challanges and approaches. Journal of Graduate Medical Education, v. 10, n.2, p. 168-175, 2018b. 10.4300/JGME-D-17-00590.1
PAGE, M. J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P. M.; BOUTRON, I.; HOFFMANN, T. C.; MULROW, C. D. et. al. The PRISMA 2020 statement: na update guideline for reporting systematic reviews. British Medical Journal, v. 372, n.71, p.1-9, 2021. 10.1136/bmj.n71.
RAMANI, S.; KONINGS, K. D.; GINNSBURG, S.; VAN DER VLEUTEN, C. Twelve tips to promote a feedback culture with a growth mind-set: Swinging the feedback pendulum from recipes to relationships. Medical Teacher, v. 41, n. 6, p. 625-631, 2019. 10.1080/0142159X.2018.1432850.
RAMANI, S.; KONINGS, K. D.; GINNSBURG, S.; VAN DER VLEUTEN, C. Relationships as the Backbone of Feedback: Exploring Preceptor and Resident Perceptions of Their Behaviors During Feedback Conversations. Academic Medicine, v. 95, n. 7, p. 1073-1081, 2020. 10.1097/ACM.0000000000002971.
SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 1-4, 2007. 10.1590/S0104-11692007000300023.
SARGEANT, J.; MANN, K.; MANOS, S.; EPSTEIN, I.; WARREN, A.; SHEARER, C.; BOUDREAU, M. R2C2 in Action: Testing an Evidence-Based Model to Facilitate Feedback and Coaching in Residency. Journal of Graduate Medical Education, v.9, n.2, p.165-170, 2017. 10.4300/JGME-D-16-00398.1.
SILVA, W. O. C; CARVALHO, M. P.; FASSA, M. E. G., FACCHINI, L. A.; FASSA, A. G. Habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 15, n.42, p. 1-16, 2020. 10.5712/rbmfc15(42)2673.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bárbara Nogueira Palmieri, Cássio Mattos da Silva, Matheus De Castro Souza Perez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cess