O professor e as questões relacionadas às identidades e às diversidades no Brasil

Autores/as

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Marcos Antônio Durvirgens Gomes UNINTER
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG

Resumen

O Brasil é um país que possui uma sociedade formada pela contribuição de vários grupos étnico-culturais e nele existe a necessidade de se discutir amplamente a questão da diversidade, de modo e estreitar a distancia que existe entre determinados grupos e o processo educativo, bem como entre estes e a sociedade, favorecendo a construção do processo de cidadania. Por outro lado, a questão da diferença aponta a diversidade como algo complexo, que exige estabelecer padrões de respeito, de ética e de garantia dos direitos sociais. No processo educativo, lidar com a pluralidade e a diferença requer compromisso e aceitação por parte dos profissionais da educação. Por sua vez, a escola precisa encontra meios que garantam a abertura de espaços para a promoção e valorização das multimanifestações culturais, apresentadas pelos sujeitos que ela assiste. E, para superar os problemas relacionados à diversidade, a escola precisa deixar um pouco de lado os objetivos da lógica capitalista, passando a oferecer uma escolarização não somente voltada para formação de indivíduos competentes e competitivos para atuarem na sociedade capitalista, mas que passe a desenvolver um processo educativo que considere as dimensões humana e social, possibilitando o desenvolvimento do sujeito enquanto ser humano.

 

Palavras-chave: Identidade e Diversidade. Professor. Compromisso

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestranda em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Marcos Antônio Durvirgens Gomes, UNINTER

Aluno do Curso de Gestão Pública, da UNINTER

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Jornalista, especialista de Assessoria da Comunicação, pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Bacharel em Direito pela UFCG

Cómo citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Gomes, M. A. D., Nóbrega, I. G. de M., & Miranda, R. C. de. (2013). O professor e as questões relacionadas às identidades e às diversidades no Brasil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(3). Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2611

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3