Sistema de Avaliação da Educação Fundamental: Indicadores do 1º e 2º anos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6099Palabras clave:
Programa em rede, Sistema de avaliação, Ensino Fundamental, Gestão de qualidade.Resumen
A qualidade do ensino é um dos primeiros questionamentos que devemos fazer ao analisar uma proposta de um sistema que armazena informações acerca dos resultados de cada ano letivo sobre a evolução dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Diante do exposto, objetivou-se com este estudo descrever o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF) e sua contribuição para o debate entre gestores e professores acerca do processo de alfabetização. O período da investigação aconteceu entre os meses de outubro e novembro de 2018, os dados coletados referente ao SAEF encontram-se contidos no site da Secretaria de Educação de Fortaleza, fazendo uso de uma pesquisa do tipo documental com abordagem qualitativa para referenciar os achados durante a realização da produção científica. Diante dos resultados obtidos, foi observado que além de construir um caminho sobre a avaliação da aprendizagem é possível descrever também como as intervenções pedagógicas traçadas ao longo de cada período letivo auxilia no processo de tomada de decisão.Descargas
Citas
BONAMINO, A. M. C.; SOUZA, S. Z. L. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 373-388, 2012.
FREITAS, L. C. SORDI, M. R. L.; MALAVASI, M. M. S.; FREITAS, H. C. L. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Coleção Fronteiras Educacionais).
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade. – Porto Alegre: Mediação. 2009. (ed. Atual. Ortog.)
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições / 19. ed. – São Paulo: Cortez, 2008.
GONÇALVES, H. A. Manual de metodologia da pesquisa científica / São Paulo: Avercamp, 2005.
FORTALEZA. Secretaria Municipal da Educação. Manual do Sistema de Acompanhamento ao Ensino Fundamental e EJA (SAEF) / Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. – Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2018.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita / trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SILVA, I. F. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 21, p. 427-448, 2010.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess