IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7889

Palabras clave:

Educação médica. Estudante de medicina. Competência clínica

Resumen

Tradicionalmente, é na disciplina de Semiologia Médica que o contato médico-paciente se materializa. Nela, há o aprendizado de técnicas de anamnese e exame físico e sinais e sintomas de algumas doenças. Uma grande dificuldade enfrentada pelo estudante durante o aprendizado da Semiologia Médica reside em construir uma boa comunicação com o paciente. Nesse contexto, é necessário acolher esses sentimentos e fortalecer as habilidades que já foram construídas para que estas facili­tem a construção de outras. O objetivo desse projeto foi avaliar o grau de conhecimento de semiologia médica dos estudantes de medicina após a participação do curso de habilidades clínicas. Realizou-se um questionário para 56 acadêmicos que participaram do curso de Habilidades Clínicas entre 2014 e 2018. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva sendo informados os valores percentuais dos dados analisados. Em relação a motivação dos alunos entrevistados para a realização do curso, a maioria (79%) informaram que devido a obtenção de conhecimento/aprendizado em semiologia médica; muitos (73%) informaram que não se encontravam preparados e por fim, a grande maioria (98%) dos entrevistados, relataram que após a realização do curso melhoraram sua abordagem clínica. Tiramos como conclusão que a maioria dos estudantes sabem da devida importância da semiologia na sua formação médica, porém durante a formação encontram alguns obstáculos nessa disciplina. Nesse intuito, de melhorar a formação do aluno de medicina o Comitê de Habilidades Clínicas (CHC) foi criado, tendo em vista, a importância da disciplina na carreira médica. 

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Biografía del autor/a

Gabriele Barros de Aviz, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Glenda Figueira Guimarães, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Leonardo Mendes Acatauassú Nunes, Centro Universitário do Estado do Pará

Docente do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Gustavo Maradei Tuma Martins, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluno do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Bruna Sayuri Eguchi, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluna do sexto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

Antônio Augusto Moreira Cardoso, Centro Universitário do Estado do Pará

Aluno do quinto ano do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará

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Publicado

2020-07-04

Cómo citar

Aviz, G. B. de, Guimarães, G. F., Acatauassú Nunes, L. M., Tuma Martins, G. M., Eguchi, B. S., & Cardoso, A. A. M. (2020). IMPACTO DO CURSO DE HABILIDADES CLÍNICAS NO CONHECIMENTO DE SEMIOLOGIA MÉDICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 73–78. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7889

Número

Sección

ARTÍCULOS