Utilização de materiais lúdicos no ensino de Toxicologia Médica para acadêmicos de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8485Palabras clave:
Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.Resumen
A Toxicologia é a ciência que se ocupa da natureza, dos mecanismos das ações tóxicas e da avaliação das alterações biológicas produzidos pela exposição do organismo às substâncias químicas. Embora as intoxicações sejam uma causa mundial frequente de procura pelos serviços de saúde, somente em 2002 surgiu, nos Estados Unidos, a Residência Médica em Toxicologia, como ultraespecialização dentro da Medicina Intensiva. Diante do perfil epidemiológico dos envenenamentos, algumas universidades nacionais têm instituído a Toxicologia Médica como disciplina, optativa ou obrigatória, nos cursos de Medicina. Todavia, o ensino dessa disciplina, assim como de muitas outras, mostra-se ainda muito pragmático e tradicionalista, havendo a necessidade de implementação de metodologias mais dinâmicas de ensino, a fim de permitir, aos discentes, melhor compreensão do conteúdo de modo a auxiliá-lo na sua prática profissional. O objetivo do presente trabalho é descrever as experiências de discentes na monitoria acadêmica na disciplina de Toxicologia Médica em um curso de Medicina de uma Universidade Estadual brasileira, ressaltando a importância da utilização de materiais lúdicos para efetivação da aprendizagem desta disciplina Foram apresentados os materiais lúdicos utilizados nas aulas de Toxicologia Médica: cordel, palavras-cruzadas, quiz, paródia e estudos dirigidos. A aplicação da ludicidade em aulas de toxicologia viabiliza um melhor processo de significação e de aprendizagem tanto para discentes-monitores quanto para discentes-monitorados, desenvolvendo as habilidades de ambas as partes, tanto do monitor - que se aproxima da docência -, quanto do monitorado - que consegue assimilar o assunto de forma menos pragmática, mais didática e, consequentemente, mais efetiva.
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