Interprofissionalidade entre alunos de farmácia e nutrição nas UBS de Teresina: PET-Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i3.9823

Palabras clave:

Atenção primária à saúde, Educação em saúde

Resumen

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa à qualificação de discentes de cursos de graduação da saúde por meio da integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência exitosa de inserção de estudantes de Farmácia e Nutrição em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Coordenadoria Regional Leste (CRS Leste) de Teresina, Piauí, Brasil. Por meio da interdisciplinaridade, os discentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com o funcionamento das UBS, além de desenvolver ações de educação em saúde, onde, entre outros aspectos, foi notada a falta que os farmacêuticos e nutricionistas fazem na equipe multidisciplinar da atenção básica (AB). Conclui-se que o PET-Saúde insere e aproxima discentes de diferentes áreas do conhecimento à realidade da AB, contribuindo na formação de profissionais para que possam trabalhar em equipe multiprofissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Artur Ribeiro Sales, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduando em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI

Geovana Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Jéssica Kelly de Miranda Barros, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Maria Victória Santos Silva, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Yone Caroline Silva, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Juliana Lima Nascimento Rufino, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí

Waleska Ferreira de Albuquerque, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Docente do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Gilvo de Farias Júnior, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Doutor em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Professor Adjunto do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, Piauí

Citas

BRASIL. Programa de educação pelo trabalho (PET-Saúde) [Internet]. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES/Departamento de Gestão da Educação na Saúde - DEGES, 2022a. [Citado em 21 mai. 2022]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pet-saude.

SANTOS, C. D. G. D.; PORTUGAL, F. T. D. A.; SILVA, M. A. B.; SOUZA, Â. C. D.; ABRAHÃO, A. L. Formação em saúde e produção de vínculo: uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface: comunicação, saúde e educação, v. 19, n. 1, p. 985-93, 2015. 10.1590/1807-57622014.0868.

ALMEIDA R. G. S.; TESTON, E. F.; MEDEIROS, A. A. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate, v. 43, n. 1, p. 97-105, 2019. 10.1590/0103-11042019S108.

REEVES, S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface - Botucatu, v. 20, n. 56, p. 185-196, 2016. 10.1590/1807-57622014.0092.

LAMERS, J. M. S.; TOASSI, R. F. C. Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco, Revista saberes plurais: educação na saúde, v. 2, n. 2, p. 34–42, 2018. 10.54909/sp.v2i2.75663.

BRASIL. Edital nº1/2022 seleção para o programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-SAÚDE-2022/2023). Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Diário Oficial da União: ed. 7, seção 3. Brasília, DF, 2022b.

RECINE, E.; CARVALHO, M. F.; LEÃO, M. O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Organização Conselho Federal de Nutricionistas, 2015.

CARVALHO, M. N. D.; GIL, C. R. R.; COSTA, E. M. O. D.; SAKAI, M. H.; LEITE, S. N. Necessidade e dinâmica da força de trabalho na Atenção Básica de Saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 1, p. 295-302, 2018. 10.1590/1413-81232018231.08702015.

DA SILVA LIMA, M. R.; PAIVA, D. P.; DA SILVA, J. V.; DE MORAIS, R. R. M.; SILVA, L. R.; CARDOSO, A. A. R.; DE ARAÚJO NOGUEIRA, M. D; SOARES, A. C. N. A visão dos agentes comunitários de saúde sobre a importância do nutricionista na atenção básica. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 6, p. 6041– 6049, 2019. 10.34119/bjhrv2n6-098.

SÁ, M. G. F; DA SILVA LIMA, V.; DE SÁ LEAL, M. S.; LIMA, C. G. Avaliação da compreensão e adesão da terapia medicamentosa de pacientes diabéticos assistidos no município de Verdejante-PE. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 7225-7235, 2020. 10.34119/bjhrv3n4-002.

BRASIL. Dia Nacional da Farmácia. Ministério da Saúde. 2023. [Citado em 03 jan. 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-farmacia-2/.

BRASIL. Resolução nº 569 de 8 de dezembro de 2017. Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, 2018.

PRADO, N. M. B. L.; MANFROI, E. C.; LIMA, E. C. D. O Pet-Saúde no semiárido baiano: uma experiência transformadora no ensinar 'fazendo saúde'. Edufba, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no. 2.436 de 21 de setembro de 2017. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2017.

PREFEITURA DE TERESINA. Fundação Municipal de Saúde. Guia de Atenção Básica da Fundação Básica de Saúde. Teresina: Fundação Municipal de Saúde, 2016.

LISBOA, L. A. S. Características das unidades básicas de saúde e internações pediátricas por condições sensíveis à atenção primária. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Maranhão, 2020.

LINHARES, A. M. R. de L. C.; ALBUQUERQUE, R. A. de S.; FERREIRA, F. V. Atuação do nutricionista na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa. Revista Desafios, v. 7, n. 3, p. 158-169, 2020. 10.20873/uftv7-6503.

SÁ, M. S.; DE SOUSA, V. B.; BRITTO, M. H. R. M. Importância do farmacêutico na Atenção Primária. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 17, n. 3, p. 131-135, 2019. 10.33448/rsd-v12i3.40723.

DE SOUZA, M.; COSTA, S. Diálogos sobre a relevância do nutricionista na atenção básica: uma revisão narrativa. Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 8, e28668, 2021. 10.47820/recima21.v2i8.668.

DE OLIVEIRA MANGUEIRA. S; DE MACEDO, É. M. C.; DE ALBUQUERQUE, V. L. R.; PEREIRA, M. C.; NASCIMENTO, E. C. L.; DE FREITAS, M. A. Á; DE SOUZA, G. W; DE SOUZA PINHEIRO, A. L. L.; TARDIEUX, F. M; DE OLIVEIRA SILVA, J. B.; MEDEIROS JÚNIOR, L. D. S.; BARBOSA, D. A. M.; DOS SANTOS, C. S. A prática colaborativa na formação em saúde: Relato de experiência do PET saúde Interprofissionalidade. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e9110514565-e9110514565, 2021. 10.33448/rsd-v10i5.14565.

CECCIM, R. B. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 1, p. 1739-1749 2018. 10.1590/1807-57622018.0477

DA COSTA, M. V. A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas no trabalho em saúde. Interprofissionalidade e formação na saúde : onde estamos? In: TOASSI CERIOTTI, R. F. (1.ed). Série Vivência em Educação em Saúde, Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017, cap. 1, p. 14-27.

FREIRES FILHO, J. R.; SILVA, C. B. G. Educação e prática interprofissional no SUS: o que se tem e o que está previsto na política nacional de saúde. In: TOASSI CERIOTTI, R. F. (1.ed). Série Vivência em Educação em Saúde, Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017, cap. 2, p. 28-39.

DE SOUSA, F. L. T; JORGE, M. S. B. Lean healthcare: uma proposta de implantação. Research, Society And Development, v. 1, n. 7, p. 1-9, 2022. 10.33448/rsd-v11i7.29356.

RODRIGUES, L. P.; ESCOURA, C.; LOPES, P. F. G.; NICODEMOS, F. T.; FERREIRA, M. A.; DA SILVA SANTOS, Á. Sala de espera: espaço para educação em saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 6, n. 3, p. 500-507, 2018. 10.18554/refacs.v6i3.2917.

Publicado

2023-07-16

Cómo citar

Sales, A. R., Sousa, G. R. de, Barros, J. K. de M., Silva, M. V. S., Silva, Y. C., Rufino, J. L. N., Albuquerque, W. F. de, & Farias Júnior, G. de. (2023). Interprofissionalidade entre alunos de farmácia e nutrição nas UBS de Teresina: PET-Saúde . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(3), 500–507. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i3.9823

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.