Conhecimento sobre primeiros socorros na educação médica: experiência em capacitação pela Cruz Vermelha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10421

Palavras-chave:

Educação Médica, Serviços Médicos de Emergência, Suporte básico de vida

Resumo

Primeiros socorros consistem no primeiro cuidado realizado em lesões agudas. Os seus objetivos incluem a preservação da vida, alívio do sofrimento, prevenção de complicações e promoção da recuperação e podem ser prestados por qualquer um em qualquer situação. Entretanto, pouco se é abordado acerca da preparação para atendimentos em caráter pré-hospitalar para estudantes de medicina e pouco se avalia sua capacitação acerca disso. Por isso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de medicina em um curso capacitante ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira Amazonas e mostrar a relevância das habilidades e das competências em primeiros socorros durante a graduação médica, após sua capacitação por meio de curso extra-curricular. O estudo foi elaborado a partir de impressões e discussões entre dois dos estudantes de medicina que participaram do curso acerca da agregação do conteúdo do curso sobre atendimento pré-hospitalar para a formação profissional como médicos e sua comparação com a abordagem da mesma temática no ensino superior no curso de medicina e revisão da literatura sobre o assunto. Com base em reflexões feitas durante e após a participação do curso, é perceptível que o aprendizado forneceu conhecimento e habilidades necessárias para manejo de emergências pré-hospitalar, entretanto, ainda não é suficiente para consolidação do conhecimento que médicos em formação deveriam possuir, além disso, essa condição é deficitária em outras instituições de ensino superior. Contudo, a produção de estudos mais atualizados e mais aprofundados no assunto é necessária para mais discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATAYA JAMAL; ATAYA JAWDAT; ALJARAD, Z. Bridging the first-aid knowledge gap: a cross-sectional study of medical scope students in Syria. Primary Health Care Research & Development. 2024 25(e8): 1–5. doi: 10.1017/ S1463423624000033

CORREIA, L. F. R.; FEITOSA, A.; APOLINÁRIO, M. V. F.; SAMPAIO, E. F.; BRAGA, S. T.; PINHEIRO, W. R. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. R. Pesq Cuid Fundam [Internet]. 2023 [acesso em 17/03/2024]; 16:e11605 Disponível em: Vista do The importance of teaching and learning first aid techniques for laypersons: integrative review / A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa (unirio.br) https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605

FICV, Cruz Vermelha. (s.d.). Institucional. Recuperado de http://www.cruzvermelha.org.br/pb/institucional/. Acesso em 17 de março de 2024.

HU, P. Y. et al. Construção de atendimento ao trauma sob a orientação de centros de trauma em nível de condado. Chin J Traumatol. Vol. 21. N. 5. Pág. 256 –260, 2018

KRISHNAMURTHY, KANDAMARAN; SELVARAJ, NIKIL; GUPTA, PALAK; CYRIAC, BENITTA; DHURAIRAJ, PUVIN; ABDULLAH, ADNAN; KRISHNAPILLAI, AMBIGGA; LUGOVA, HALYNA; HAQUE, MAINUL; XIE, SOPHIE; ANG, ENG-TAT. Benefits of gamification in medical education. Clinical Anatomy, [S.l.], v. 35, n. 6, p. 795-807, set. 2022. ISSN 1098-2353. DOI https://doi.org/10.1002/ca.23916.

LABRIOLA, C. Cruz Vermelha Brasileira: gestão de Gregório Thaumaturgo de Azevedo nos jornais do Distrito Federal (1908-1918). [Dissertação de mestrado].2021. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

MAIA, E. R.; JÚNIOR, J. G.; LIMA, E.P.; CAMPOS, W.; JOVINO, E. M.; FERNANDES, F.F.; LACERDA, V. R. C. Conhecimentos em Atenção Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida por Estudantes Recém-ingressos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. 2014, vol. 38, n. 1, p. 59-64, março 2014. https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000100008.

MENDONÇA, K. R. C.; MENDONÇA, L. T.; PORTELLA, M. B. A percepção de docentes da área da saúde após imersão no contexto de responsabilidade social e as minorias: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação e Saúde-REBES, v. 13, n. 4, p. 863-867, out.-dez. 2023. 10.18378/rebes.v13i4.9786.

OLIVEIRA, Janaina Binhame de Souza; ROSA, Maria Luiza Gonçalves Gallego; LIMA, Adriana Rocha Ravagnani; RIBEIRO, Beatriz de Oliveira; BRANCO, Gabriela Galli Zini; ALMEIDA, Letícia Pereira de; JÚDICE, Wagner Alves de Souza. Retenção do conhecimento acerca das técnicas de primeiros socorros entre graduandos de medicina. Revista Científica UMC, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e080300017, 2023. Disponível em: https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/vieira/1952

SAMPAIO JAMA, BRAGA TRO, SILVA ML, QUENTAL OB. A importância do atendimento pré-hospitalar para o paciente politraumatizado no Brasil: Uma Revisão Integrativa. Id on Line Rev. Mult. Psic. [online]. 2019;13(48):889-903. [capturado 17 mar. 2024]; Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2297/3499

SINGLETARY, E.M.; ZIDEMAN, D.A.; BENDALL, J.C; BERRY, D.C.; BORRA, V.; CARLSON, J.N.; CASSAN, P.; CHANG, W.T.; CHARLTON, N.P.; DJÄRV, T.; DOUMA, M.J.; EPSTEIN, J.L.; HOOD, N.A.; MARKENSON, D.S.; MEYRAN, D.; ORKIN, A.M.; SAKAMOTO, T.; SWAIN, J.M.; WOODIN, J.A. First Aid Science Collaborators. 2020 International Consensus on First Aid Science With Treatment Recommendations. Circulation. 2020 Oct 20;142(16_suppl_1):S284-S334. doi: 10.1161/CIR.0000000000000897. Epub 2020 Oct 21. PMID: 33084394.

YU, M.; YANG, M.; KU, B.; MANN, J.S.; Effects of Virtual Reality Simulation Program Regarding High-risk Neonatal Infection Control on Nursing Students. Asian Nurs Res (Korean Soc Nurs Sci). 2021 Aug;15(3):189-196. doi: 10.1016/j.anr.2021.03.002. Epub 2021 Apr 21. PMID: 33894407.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Giordani, F. C., Silva, L. A., Bentes , J. V. da S., Trindade, M. V. F., Saunier, K. G. S., & Reis, D. L. (2024). Conhecimento sobre primeiros socorros na educação médica: experiência em capacitação pela Cruz Vermelha. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 449–452. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10421

Edição

Seção

Artigos