Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6937Palavras-chave:
Serviços de Vigilância Epidemiológica, Faculdades de Medicina, Aprendizagem Baseada em Problemas, Sistemas de Informação, Administração de Serviços de Saúde.Resumo
Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde.
Downloads
Referências
ADLER, M. S.; GALLIAN, D. M. C. Formação Médica e Serviço Único de Saúde: Propostas
e Práticas Descritas na Literatura Especializada. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 3, p. 388-396, 2014.
ACHARYA , Y.; RAGHAVENDRA RAO, M.V.; ARJA, S. Evidence-based medicine in pre-clinical years: a study of early introduction and usefulness. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, v.5, n.3, p.95-100, 2017. Disponível em < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5522909/>. Acesso em 16 junh. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. 7. ed, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Vigilância em Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº. 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014.
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução nº. 510 de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União 24 de maio 2016;Seção 1, 2016.
CARABETTA JR., V. Metodologia ativa na educação médica. Revista de Medicina, São Paulo, v. 95, n.3, p. 113-121, 2016.
CARNEIRO JR., N. Ensino da saúde coletiva na Faculdade de Medicina do ABC: alguns apontamentos sobre os desafios da Saúde Coletiva na formação médica. ABCS Health Sciences, v. 40, n. 3, p. 348-351, 2015. Disponível em < https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/820>. Acesso em 11 junh. 2019.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Framework for program evaluation in public health. Morbidity and Mortality Weekly Report - MMWR, v. 48, p.1-40, 1999. Disponível em: www.cdc.gov/mmwr/pdf/rr/rr4811.pdf
DE OLIVEIRA, SV. Metodologia ativa de ensino em bioestatística: uma experiência com a abordagem baseada na problematização. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 9, n. 2, p. 34-40, 2019. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6405
FARIAS, P. A. M.; MARTIN, A. L. A. R.; CRISTO, C. S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p.143-150, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014.
MAIA, A. J. Metodologias Problematizadoras em Currículos de Graduação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 4, p. 566-574, 2014.
NAN, B. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
OTANI, M. A. P.; BARROS, N. F. A Medicina Integrativa e a construção de um novo modelo na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p.1801-1811, 2011.
RODRIGUES, J. S; SOUZA, I. M; SOUZA, J. C; SOUZA, M.C. Metodologia da problematização e o desenvolvimento de habilidades interpessoais na formação profissional em saúde. Scientia Plena, vol. 13, n. 5, p. 1-6, 2017. Disponível em <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3422/1749>. Acesso em 18 junh. 2019.
SANCHO, L. G.; OLIVEIRA, E. A. D.; LIMA, E. F. F. D.; BUTERI, L. G.; GOMES, J. A disciplina Introdução à Avaliação em Saúde: a experiência de (in) formação na graduação em saúde coletiva. Saúde em Debate, v. 41, p. 360-371, 2017.
SIGNOR, E.; DA SILVA, L. A. A.; GOMES, I. E. M.; RIBEIRO, R. V.; KESSLER, M.; WEILLER, T. H.; PERESICO, A. Educação permanente em saúde: desafios para a gestão em saúde pública. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, n. 1, p. 1-11, 2015.
SULTI, A. D. C.; LIMA, R. de C.D.; FREITAS, P. de S.S.; FELSKY, C.N.; GALAVOTE, H.S. O discurso dos gestores da Estratégia Saúde da Família sobre a tomada de decisão na gestão em saúde: desafio para o Sistema Único de Saúde. Saúde debate, n.39 (104) Jan-Mar 2015
VIACAVA, F. Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p.607-621, 2002.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess