Atitude de compra de bebida fermentada a base de soja sabor mel
Abstract
A população de um modo geral está mais consciente da relação existente entre alimentação e saúde. Sendo assim, a indústria busca novas alternativas para o desenvolvimento de alimentos de boa aceitabilidade e com ingredientes capazes de promover a saúde. A soja e seus derivados têm recebido atenção dos pesquisadores, principalmente devido à quantidade e qualidade de sua proteína, sendo considerada, dentre os vegetais, o melhor substituto de produtos de origem animal. Além disso, a soja é importante fonte de outros compostos, como fibras, oligossacarídeos com potencial prebiótico, como rafinose e estaquiose, vitaminas e minerais. A soja é largamente utilizada no processamento de inúmeros produtos destinados a alimentação. O extrato hidrossolúvel de soja é um produto de aspecto semelhante ao leite bovino e de alto valor nutritivo, obtido pelo processamento adequado de grãos de soja de boa qualidade. O alimento de soja tipo “iogurte” é um produto obtido através de fermentação láctica e possui características sensoriais semelhantes ao iogurte tradicional. O objetivo deste estudo foi avaliar a aceitabilidade de compra da bebida fermentada a base de soja sabor mel. Duas formulações de bebida fermentada foram feitas, uma com adição de mel de abelha e a outra com mel de engenho. A análise sensorial contou com a participação de 30 provadores não treinados e foi conduzida no Laboratório de Leite e Derivados, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus de Pombal. Os provadores receberam as amostras codificadas com numeração distinta e os atributos cor, aroma, textura, sabor e doçura foram avaliados por meio de uma escala hedônica de nove pontos (Desgostei muitíssimo a Gostei muitíssimo), além de uma escala de preferência de compra de cinco pontos (Certamente compraria a Certamente não compraria). A preferência de compra foi 2 (Possivelmente compraria) para a formulação com mel de abelha que foi escolhida por 19,23% e para a formulação com mel de engenho, a preferência de compra foi 5 (Certamente não compraria) por 42,3% dos provadores. Conclui-se que a formulação da bebida fermentada a base de soja sabor mel de abelha teve boa aceitação com a ordenação-preferência das amostras E= 69,23% e A= 30,77%.
Palavras-chave: atitude de compra, sensorial, iogurte, soja
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.