MEL DE ABELHAS Apis mellifera: CONDICÕES-HIGIÊNICO-SANITÁRIAS
Abstract
O mel é um produto natural, ao qual são reconhecidas propriedades físicas e químicas que contribuem para a sua atividade biológica. O objetivo desta pesquisa foi então caracterizar a microbiota de amostras de mel de Apis mellifera, coletados na região do alto sertão paraibano, para verificar se estão em conformidade com a legislação vigente, em função do nível de utilização das boas práticas apícolas. Foram 10 amostras analisadas quanto à presença de coliformes a 35ºC e 45ºC (NMP/g), Staphylococcus spp (UFC/g), enumeração de bolores e leveduras (UFC/g), Contagem Total de Bactérias Aeróbias Mesófilas (CTM) (UFC/g) e Salmonella sp (ausência ou presença). Fronte aos resultados encontrados averiguou-se a presença de coliformes, C.T.M., Staphylococcus spp e Bolores e leveduras em 40%, 100%, 90% e 100% das amostras respectivamente e todas elas apresentaram ausência para Salmonella sp. É possível concluir que os méis comercializados no sertão paraibano não apresentam condições higiênico-sanitárias adequadas, possivelmente provenientes da manipulação inadequada, da origem floral e/ou efeito da temperatura entre outros, sendo necessária a aplicação das Boas Práticas Apícolas como forma de prevenção ou ação corretivaDownloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.