O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÕES DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Abstract
O lúdico no processo educativo, suas aplicações no ensino de química e a utilização dessa ferramenta metodológica de ensino, a aplicação dos mesmos nas aulas tem como objetivo despertar o interesse do aluno em aprender química e uma participação ativa nas aulas, destacando assim, a influência que o lúdico exerce sobre o aluno, influenciando diretamente no desenvolvimento de seu aprendizado. O presente estudo teve como objetivo relatar a importância das atividades lúdicas para o ensino da química. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Química Nova na escola, nos meses setembro e outubro. Os jogos trás uma metodologia inovadora às aulas e auxilia o professor exposição do conteúdo para que o aluno possa aprender de uma forma divertida, atrativa e dinâmica, facilitando a aproximação do aluno com o conteúdo fugindo um do ensino tradicionalista que esta voltada para um ensino mecanizado. A partir deste estudo, identificou-se que o lúdico é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, que apenas auxilia o docente, porém não substitui o material didático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.