Doce de banana com mel de Apis mellifera L.
Palabras clave:
Análises microbiológicas. Caracterização. Legislação.Resumen
Os doces são alimentos de sabor açucarado e resultantes da manipulação das partes comestíveis de frutas e vegetais. É um alimento de imensa aceitação por todo o mundo e que está sempre presente na mesa de praticamente todas as famílias. Tem-se consciência que o açúcar, presente em quase todos os tipos de doces, é altamente prejudicial à saúde se consumido em excesso, desencadeando assim problemas como: Diabetes, obesidade, colesterol alto e gastrite. O mel fortalece o sistema imunológico, acalma, traz benefícios para pele e cabelo e entre outras coisas. Portanto esta pesquisa objetivou desenvolver um doce de banana com mel de abelha avaliando suas características físico-químicas e microbiológicas. Para caracterização das amostras foram realizadas análises de pH, condutividade, acidez titulável, umidade, cinzas, sólidos solúveis, coliformes a 35ºC, coliformes a 45ºC, Staphylococcus ssp., Salmonella sp./25g e Fungos filamentosos e leveduras. Todas as amostras físico-químicas foram feitas em duplicatas. O doce apresentou umidade de 11,35% e teor de sólidos solúveis (°Brix) 61,2 °Brix. A Resolução Normativa n.º 9, de 1978 da ANVISA estabelece que o teor de sólidos solúveis do produto final não deve ser inferior a 65% para os doces em massa, o resultado encontrado demonstra que pela substituição do mel o teor de sólidos solúveis é reduzido. As cinzas apresentaram 11,67% mostrando que está dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente. O produto manteve padrões microbiológicos satisfatórios de acordo com a legislação. As alterações físico-químicas ocorridas não caracterizaram instabilidade no produto, portanto trata-se de uma alternativa viável ao mercado. A utilização do mel de abelha Apis mellifera na elaboração de doces em massa é benéfica, pois substitui o açúcar, causador de diversas nocividades ao ser humano e inclui o mel, que traz vantagens à saúde por possuir atividade antioxidante, ser rico em vitaminas e minerais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.