Cinética de secagem e sua influência nas dimensões de sementes de abóbora sem casca
DOI:
https://doi.org/10.18378//cvads.v9i7.6840Palabras clave:
Cucurbita moschata, Modelos matemáticos, Page, Propriedades físicas.Resumen
A secagem aplicada as sementes de abóbora, proporciona o aumento da vida de prateleira do produto e consequentemente facilita a sua comercialização. Neste sentido, objetivou-se através do presente estudo realizar a cinética de secagem das sementes de abóbora sem casca em diferentes temperaturas do ar de secagem, ajustando os dados experimentais obtidos a modelos matemáticos empíricos e avaliar a influência da secagem em suas dimensões. A cinética de secagem das sementes de abóbora sem casca foi realizada em diferentes temperaturas do ar de secagem (50, 70 e 90 °C), ajustando os dados experimentais obtidos à modelos matemáticos empíricos de Handerson e Pabis, Lewis e Page. O tamanho das sementes foi analisado quanto ao comprimento, largura e espessura com auxílio de paquímetro digital. Com relação aos modelos matemáticos aplicados, o modelo de Page foi considerado o mais eficiente na descrição do processo de secagem de sementes de abóbora sem casca. Constatou-se que as dimensões das sementes foram diretamente influenciados pelo aumento da temperatura de secagem. Portanto, o aumento da temperatura do ar de secagem aplicado proporcionou maior remoção de umidade do produto e os dados de suas dimensões podem ser usados para dimensionar o tamanho de peneiras e equipamentos de pós-colheita.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.