Influenciadores mirins: jogos de azar e publicidade infantil
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.10996Palavras-chave:
Apostas e cassino online, Influenciadores digitais, Proteção à criança e ao adolescente, Jogos de azar, Publicidade infantilResumo
Pretende esta pesquisa bibliográfica, valendo-se do método indutivo, analisar as vedações relativas à realização de publicidade de apostas e casinos online por influenciadores digitais mirins. Para realização deste objetivo precípuo, delineamos este trabalho em linhas investigativas complementares, quais sejam: (i) inicialmente, exploraremos o fenômeno dos influenciadores digitais mirins, indicando a regulação pertinente a tal atividade profissional, com ênfase sobre as vedações trazidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; (ii) em seguida, observaremos as normas pertinentes à publicidade de apostas e casinos online, trazidas pela Lei nº 17.490/2023; e, por fim, (iii) verificaremos o ponto de convergência entre as legislações, enfatizando, não apenas as vedações trazidas à atividade, como, também as consequências para os pais e tutores dos menos sujeitos a tal prática. Em sede de considerações finais, apresentaremos as principais conclusões deste trabalho, bem como potenciais investigações a serem conduzidas por estudos futuros.
Referências
ANDRELO, Roseane; BRUMATTI, Vitor Pachioni. Os youtubers e a legislação da publicidade infantil: a abrangência da lei e as práticas observadas em canais destinados ao público infantil. Revista Comunicação Midiática, v. 14, n. 1, p. 38-52, 2019.
BAVARESCO, Gustavo et al. Transparency and accountability in Brazilian National Sport Organisations. Cogent Social Sciences, v. 10, n. 1, p. 1-19, 2024.
BICK, Vanice Teresinha et al. As influências da mídia no desenvolvimento infantil. Revista Psicologia em Foco, v. 5, n. 5, p. 101-115, 2013.
DA COSTA, Isabela Ferreira et al. O AMPARO LEGAL E A VULNERABILIDADE DO USÚARIO DIANTE DE JOGOS DE AZAR. Facit Business and Technology Journal, v. 2, n. 51, p. 22-43, 2024.
DE ANDRADE, Marcelo; CASTRO, Gisela GS. Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea. Mídia e Cotidiano, v. 14, n. 1, p. 96-116, 2020.
DE MOURA, Cristian Silva Tavares; DE SOUZA, Grayce Nogueira Vidal; LUCAS, Giovana Azevedo Pampanelli. YouTube como canal para a publicidade infantil e sua influência no consumo: coisa séria ou brincadeira?. Episteme Transversalis, v. 10, n. 2, p. 199-220, 2019.
DE SOUSA, Maria José Rodrigues et al. A Regulamentação das Apostas de Quota Fixa no Brasil e as Mudanças Promovidas Pela Lei 14.790 de 2023/The Regulation of Fixed Odds Betting in Brazil and the Changes Promoted by Law 14,790 of 2023. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 21, n. 6, p. 146-160, 2024.
DE SOUZA PINTO, Felipe Chiarello; SILVA, Rafaela Iansen Miranda. A relação entre os sites de apostas e o aumento de más práticas no esporte. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), v. 22, n. 40, p. 45-65, 2024.
DE SOUZA, Joseilda Sampaio; DOS SANTOS, Caio Ferreira; DOS SANTOS, Iris Alves. CULTURAS INFANTIS, CULTURA DIGITAL E CONSUMO: PERSPECTIVAS ATUAIS. Revista Prâksis, v. 1, p. 170-193, 2024.
DOS SANTOS, Francisco Matheus Damasceno; MAGALHÃES FILHO, Glauco Barreira. Entre Sorte e Regulação: uma Análise das Caixas Virtuais no Contexto Legal Brasileiro. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), v. 22, n. 39, p. 58-86, 2024.
EBERHARD, Vinicius Vivian; DE LIMA, Nédio Daria Pires. TRIBUTAÇÃO DAS APOSTAS ESPORTIVAS: REGULARIZAÇÃO E TRIBUTAÇÃO DAS APOSTAS ESPORTIVAS NO BRASIL. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v. 7, p. e30579-e30579, 2022.
EFING, Antônio Carlos; MOREIRA, Angelina Colaci Tavares. Influenciadores mirins: reflexos da publicidade digital direcionada às crianças. Civilistica. com, v. 10, n. 3, p. 1-18, 2021.
FREITAS, Bárbara Morais Santiago et al. Between Play and Exploitation: What Is the Place of the Rights of Child YouTubers?. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, v. 14, n. 5, p. 1197-1213, 2024.
MARÔPO, Lidia et al. Culturas digitais juvenis e os influenciadores na era da plataformização da internet. Rocha, G.; Gonçalves, R.; Medeiros, P. Juventude (s): Movimentos Globais e Desafios Futuros. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, p. 99-120, 2021.
PINHEIRO, Gabryel David; LOPES, Tacyana Karoline Araújo. Práticas abusivas e comércio de loot boxes em jogos eletrônicos à luz do Código de Defesa do Consumidor no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, v. 18, n. 1, p. 186-210, 2024.
RASTELI, Pedro Ernesto Mascarenhas; SANTOS, Valdivino Passos. A (I) LEGALIDADE DOS JOGOS DE AZAR NA MODALIDADE ONLINE NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 4, p. 2759-1274, 2024.
ROTIMI, Irmine Keta; YAP, Sheau-Fen; WOOLISCROFT, Ben. Unboxing the child influencer paradoxes: a research agenda. Journal of Marketing Management, p. 1-28, 2024.
TORRES, Julia Fátima Gonçalves. Padrões de design deceptivos e a hipervulnerabilidade digital estrutural de crianças, adolescentes e do núcleo familiar quanto aos jogos eletrônicos online na sociedade contemporânea de consumo. 2024. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Fernandes da Costa, Víctor Gabriel Rodríguez, Eduardo Saab Marchiori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.