UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-COMPARATIVA ACERCA DA TEORIA DE HERBERT HART
Abstract
O presente estudo vislumbra analisar a teoria de Herbert Hart, tendo como parâmetro a sua obra “The Concept of Law” – O Conceito de Direito, publicada na década de 1960. Nessa perspectiva, este artigo, através da pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, método dedutivo, coleta de dados documental e bibliográfica, procedeu-se de modo a realizar uma abordagem histórico-comparativa acerca da concepção filosófica e jurídica de Hart, com o escopo de auferir de que forma o referido autor influenciou as teorias contemporâneas. Não obstante, elucidou também as suas principais contribuições, sobretudo no que tange à produção de conhecimentos voltados para o fenômeno jurídico na sociedade, pautando-se na análise da moral e do direito como instrumentos de controle social, como também a sua análise sobre o ordenamento jurídico, precipuamente sua classificação das regras, como primárias e secundárias, subdividindo esta última em regras de conhecimento, modificação e adjudicação. Por fim, diante da temática exposta, buscou-se elencar a relevância da teoria de Hart, principalmente nos entrelaces do positivismo jurídico.
References
BOREGAS E RÊGO, A. M. Kelsen e Hart, diferenças e similitudes. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, 2016. Disponível em: <http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17206>. Acesso em: 26 mar. 2020.
GRAEFF. P. Derrotabilidade, vagueza e textura aberta: um estudo acerta dos limites do Direito segundo Hebert Hart. Lume Repositório Digital UFRGS, Porto Alegre, 2015. Dissertação de mestrado. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/132347>. Acesso em: 26 mar. 2020.
HART, H. L. A. O conceito de Direito. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenklan, 2001.
HART, H. L.A. O Conceito de Direito. Tradução de Ribeiro Mendes. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
HART. H. L. A. Direito, Liberdade, Moralidade. Tradução de Gérson Pereira dos Santos. Porto Alegre: Fabris, 1987.
KOZICKI, K.; PUGLIESE, W. O conceito de direito em Hart. Enciclopédia Jurídica da PUCSP, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/137/edicao-1/o-conceito-de-direito-em-hart>. Acesso em: 02 abr. 2020.
MACHADO, M. V. A moral em Hart. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, 2010. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7145>. Acesso em: 02 abr. 2020.
PALADINO, C. de F. A relação entre Direito e Moral: uma análise a partir do princípio da moralidade. Revista Eletrônica de Direito e Política, Itajaí, v. 3, n. 3, 2008. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rdp/article/view/7303/4158>. Acesso em: 27 mar. 2020.
REALE, M. Lições preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 2002.
STOLZ, S. Um modelo de positivismo jurídico: O pensamento de Herbert Hart. Revista Direito GV, [S.l.], v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revdireitogv/article/view/35200/34002>. Acesso em: 29 mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.