A responsabilidade civil no direito ambiental sob o prisma da função precaucional
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10829Palabras clave:
Environmental Civil Liability; Damage; PrecautionResumen
Com a necessidade de proteção ambiental como valor constitucional, o presente trabalho trata da responsabilidade civil no Direito Ambiental, com enfoque na função precaucional para elidir danos ao ambiente como todo. Para tanto, é apresentado o conceito de poluidor contido na Lei nº 6.938/1981 e na Constituição Federal e de dano ambiental, buscando meios para sua reparabilidade. O objetivo é explanar a maneira que a função precaucional se destina à solucionar os inúmeros problemas de degradação do meio ambiente, notadamente a considerando como meio com maior eficácia para a proteção deste bem jurídico. Para isso, fez-se o uso de pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental, de natureza explicativa, através do estudo de doutrina específica, como também de legislação referente ao tema. Ademais, foram obtidos como resultados principais um maior entendimento no que tange à proteção ambiental e a decorrência de sua degradação como fator ensejador da responsabilidade civil. Sendo assim, o estudo acerca do tema em questão propiciou uma melhor visão sobre a responsabilidade civil no âmbito ambiental, e, ainda, sugeriu eficazes maneiras de conservação deste direito difuso às gerações futuras.
Citas
BRASIL. Código Civil de 1916. Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 09 jun 2024.
CAVALCANTE, Márcio André Lopes. O caráter propter rem das obrigações ambientais. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em: https://www.buscadordizerodireito.com.br/jurisprudencia/detalhes/2d5b53f80151aea5fef0722f8b1edf99. Acesso em: 14/08/2024
CAVALCANTE, Márcio André Lopes. O anterior titular não estará obrigado a reparar dano ambiental superveniente à cessação de sua propriedade ou posse, exceto se tiver concorrido para sua causação. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em: https://www.buscadordizerodireito.com.br/jurisprudencia/detalhes/7d50c67063c0736612686f397a294fa4. Acesso em: 14/08/2024
FARIAS, Cristiano Chaves de et al. Manual de Direito Civil - Volume Único. 9ª. ed. São Paulo: Editora JusPodivm, 2024.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 14. ed. rev., ampl. e atual. em face da Rio+20 e do novo “Código” Florestal. São Paulo: Saraiva, 2013.
MACHADO. Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 30ª. ed. São Paulo: Editora JusPodivm, 2024.
NADER, P. Curso de direito civil. v. 5: direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
ROCHA, Rafael. Manual de Direito Ambiental. 2ª ed. Salvador: Juspodvm, 2023.
RODRIGUES, Marcelo Abelha, Direito Ambiental. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2024.
TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil: volume único. 13ª. ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Método, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Letícia Azevedo Marçal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.