Elaboração de bebida láctea fermentada sabor mel
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é elaborar uma bebida láctea fermentada com sabor diferenciado dos disponíveis atualmente do mercado nacional, com o intuito de proporcionar mais opções deste tipo de produto para os consumidores, tendo em vista que o consumo deste tipo de alimento vem crescendo expressivamente no país. Utilizou-se o mel como base na busca deste sabor diferenciado, adicionando-se ao produto aroma artificial de mel e o próprio mel de abelha. Os resultados obtidos nas análises físico-químicas e microbiológicas foram satisfatórias e atenderam a legislação, e com relação a avaliação sensorial, todos os atributos avaliados atingiram notas acima do mínimo considerado, levando a bebida láctea a ser considerada como bem aceita pelos possíveis consumidores deste tipo de produto.
Downloads
Detalhes do artigo
Termo de cessão de Direitos Autorais
Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa n.16, de 23 de agosto de 2005. Aprova o regulamento técnico de identidade e qualidade de bebida láctea. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 24 ago. 2005. Seção 1, p. 7.
MACÊDO, W. V. L.; ABREU, L. A.; SISNANDO, I. M. P.; SILVA, J. N. Avaliação físico-química de bebida láctea fermentada sabor maracujá (Passiflora edulis). Juazeiro do Norte, In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 26 a 28 de Outubro de 2011.
MASSON, A. P.; VIGANÓ, O. J. Bebida láctea com amaranto. Florianopólis, E-Tech: Tecnologias para competitividade industrial, 2013, v. 7, n. 2. p. 165-185.
MARQUES, A. P. Desenvolvimento de bebida láctea fermentada à base de soro lácteo e café solúvel com atividade probiótica. Lavras, Universidade Federal de Lavras – Pós Graduação em Ciências dos Alimentos, 2012.
REIS, D. L. Qualidade e inocuidade microbiológica de derivados lácteos fermentados produzidos no distrito federal, Brasil. Brasília, Universidade de Brasília – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2013.