O estágio em docência na modalidade remota: a vivência no doutorado acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9428

Palavras-chave:

Ensino, Educação a distância, Educação continuada, Teaching, Distance education

Resumo

Considerando a prática do distanciamento social, fruto da inserção da Covid-19 na vida e rotina humana, a sociedade precisou se reestruturar. A área de educação, onde se insere, entre outros, a pós-graduação, também enxergou a necessidade de adotar novas estratégias pedagógicas. Como forma de garantir a continuidade das atividades, a tecnologia foi essencial. Assim, o presente estudo objetivou compartilhar a experiencia acadêmica vivenciada no segundo semestre de 2021 envolvendo o estágio em docência cursado ao longo do doutorado em saúde pública, na modalidade remota, de forma a discutir sobre as potencialidades e fragilidades identificadas ao longo deste processo. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Quanto às potencialidades encontradas é possível destacar o processo democrático de acesso aos materiais trabalhados na disciplina, o amplo leque de recursos tecnológicos disponibilizados e utilizados, a possibilidade de momentos assíncronos, a rapidez na comunicação intermediada pela tecnologia, o recurso de gravação dos momentos síncronos e o estímulo a continuidade da formação ao trabalhador da saúde. Quanto às fragilidades, destacam-se a comunicação instável, fruto das condições da conexão e a dificuldade para o processo avaliativo, especialmente envolvendo a participação do aluno. É possível concluir que o estágio em docência remoto foi um momento ímpar na vida acadêmica e que permitiu o aperfeiçoamento de importantes ferramentas para o futuro exercício da docência: a escuta, empatia, criatividade e a capacidade adaptativa pedagógica.

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Biografia do Autor

Monique Nunes Fiuza Dias, Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ – Rio de Janeiro

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ, Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ, Mestre em Educação em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ – RJ, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ – RJ

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Dias, M. N. F. (2023). O estágio em docência na modalidade remota: a vivência no doutorado acadêmico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 117–122. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9428

Edição

Seção

Artigos