O estágio em docência na modalidade remota: a vivência no doutorado acadêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9428

Palabras clave:

Ensino, Educação a distância, Educação continuada, Teaching, Distance education

Resumen

Considerando a prática do distanciamento social, fruto da inserção da Covid-19 na vida e rotina humana, a sociedade precisou se reestruturar. A área de educação, onde se insere, entre outros, a pós-graduação, também enxergou a necessidade de adotar novas estratégias pedagógicas. Como forma de garantir a continuidade das atividades, a tecnologia foi essencial. Assim, o presente estudo objetivou compartilhar a experiencia acadêmica vivenciada no segundo semestre de 2021 envolvendo o estágio em docência cursado ao longo do doutorado em saúde pública, na modalidade remota, de forma a discutir sobre as potencialidades e fragilidades identificadas ao longo deste processo. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Quanto às potencialidades encontradas é possível destacar o processo democrático de acesso aos materiais trabalhados na disciplina, o amplo leque de recursos tecnológicos disponibilizados e utilizados, a possibilidade de momentos assíncronos, a rapidez na comunicação intermediada pela tecnologia, o recurso de gravação dos momentos síncronos e o estímulo a continuidade da formação ao trabalhador da saúde. Quanto às fragilidades, destacam-se a comunicação instável, fruto das condições da conexão e a dificuldade para o processo avaliativo, especialmente envolvendo a participação do aluno. É possível concluir que o estágio em docência remoto foi um momento ímpar na vida acadêmica e que permitiu o aperfeiçoamento de importantes ferramentas para o futuro exercício da docência: a escuta, empatia, criatividade e a capacidade adaptativa pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Monique Nunes Fiuza Dias, Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ – Rio de Janeiro

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ, Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ, Mestre em Educação em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ – RJ, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ – RJ

Citas

AMARAL, M. M. DO; ROSSINI, T. S. S.; SANTOS, E. O. viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus. Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 1–22, 1 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6825. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825. Acesso em 10 mai. 2022.

ANJOS, A.C.P. Dificuldades no ensino-aprendizagem e comunicação entre professores e alunos durante a pandemia do COVID-19. Revista Franciscana de Educação, v. 4, n.4, p. 38-44. Disponível em: https://www.revistafranciscanaeducacao.com.br/artigo?at=Nzg=. Acesso em: 8 jun. 2022.

DUTRA, F. Artigo: O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coronavírus, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/#:~:text=O%20ensino%20%C3%A9%20considerado%20remoto,2020%20teve%20que%20ser%20engavetado. Acesso em: 10 mai. 2022.

GUEDES, N. M.; ANTUNES, N. S.; CASSI, C. C. A. V. Ensino remoto emergencial na formação de enfermeiros licenciados e técnicos de enfermagem: potencialidades e fragilidades. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 12, n. 1, p. 65–68, 8 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.8725. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8725. Acesso em 8 jun. 2022.

JOAQUIM, N.F.; BOAS, A.A.V.; CARRIERI, A.P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o

ensino ou docência em caráter precário? Educ. Pesqui, v. 39, n.2, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wZvDC8QVWmL3VXk6mp7kXRP/. Acesso em 19 mai. 2023.

MALTA, D. C.; SZWARCWALD, C.L.; BARROS, M.B.A.; GOMES, C.S.; MACHADO, I.E.; JÚNIOR, P.R.B.S.; ROMERO, D.E. LIMA, M.G.; DAMACENA, G.N. PINA, M.F.; FREITAS, M.I.F.; WERNECK, A.O.; SILVA, D.R.P.; AZEVEDO, L.O.; GRACIE, R. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/VkvxmKYhw9djmrNBzHsvxrx/?lang=pt. Acesso em 8 jun. 2022.

NEGRÃO, M. M. S.; NEUENFELDT, D. J. O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD em Foco, v. 12, n. 1, 22 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1672. Acesso em: 8 jun. 2022.

RODRIGUES, L. C. DE S. FERNANDES, E.M.; RODRIGUES, S.R.; LIMA, L.B.F. Da Imersão no Campo ao Trabalho à Distância: um Relato de Experiência da Disciplina de Educação Especial Inclusiva Semipresencial no Período de Pandemia. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 28 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1225. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1225/678. Acesso em: 10 mai. 2022.

SANTANA, C. L. S. E; BORGES SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75–92, 6 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181/4130. Acesso em: 10 mai. 2022.

SANTOS, F.; MARQUES, H. J.; MOURA, M. A. D. DE. Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores? Linhas Críticas, v. 27, p. e39019–e39019, 28 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc27202139019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39019. Acesso em: 8 jun. 2022.

SCHNEIDER, E. M. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia COVID-19.. Revista Educ@ção Científica, v. 4, n. 8, p. 1071–1090, 26 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.123. Disponível em: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/123. Acesso em: 8 jun. 2022.

SILVA DE OLIVEIRA NUNES, L. F.; VALENÇA, C.N.; DA SILVA, M.C.B. Contribuciones de las tecnologías digitales en la educación permanente de enfermeras. Revista Cubana de Enfermería, v. 36, n. 2, 1 jun. 2020. Disponível em:http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192020000200018. Acesso em 8 jun. 2022.

SILVA, J.; GOULART, I. DO C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 407–423, 1 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238/10411. Acesso em 8 jun. 2022.

SOUZA, K. R. DE. SANTOS, G.B.; RODRIGUES, A.M.S.; FELIX, E.G.; GOMES, L.; ROCHA, G.L.; CONCEIÇÃO, R.C.M.; ROCHA, F.S.; PEIXOTO, R.B. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw. Acesso em 8 jun. 2022.

Publicado

2023-05-18

Cómo citar

Dias, M. N. F. (2023). O estágio em docência na modalidade remota: a vivência no doutorado acadêmico. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 117–122. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9428

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.