Associações entre desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e interação mãe-bebê
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7976Keywords:
Desenvolvimento infantil, recém-nascido prematuro, interação mãe-filho.Abstract
Os seres humanos nascem completamente dependentes dos cuidados dos adultos para a sobrevivência. O comportamento materno é um preditor da aquisição de habilidades motoras e sociocomunicativas de prematuros. Este estudo objetivou verificar associações entre o desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e o comportamento materno no primeiro ano de vida. Participaram do estudo oito mães e seus respectivos neonatos com idade gestacional (IG) < 36 6/7 semanas e peso ao nascer (PN) ≤ 2.500 gramas. Utilizou-se uma ficha clínica e socioeconômica, o teste de triagem do desenvolvimento Denver II (Denver II) e a escala de interação social (EIS). Trimestralmente, as sessões ocorreram, no primeiro, quarto, sétimo e décimo mês de idade corrigida. Para análise estatística, adotou-se o Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Nossos resultados mostram associação estatisticamente significativa entre a pontuação da EIS e o desfecho do Teste de Denver II aos quatro, sete e dez meses de idade corrigida. Todas as crianças avaliadas aos quatro e sete meses apresentaram resultado normal na avaliação do desenvolvimento e suas mães tiveram pontuação “ótima”. Aos dez meses de idade corrigida, todas as crianças apresentam desfecho normal no Denver II, porém uma mãe apresentou pontuação “boa”, as demais, “ótima”. Portanto, o desenvolvimento motor e sociocomunicativo das crianças prematuras possuem associações com a qualidade dos comportamentos maternos.Downloads
References
ABBOTT, A. The brain, interrupted. Nature, v.518, p.24-26, 2015. 10.1038/518024a
CALDAS, I. F. R.; GAROTTI, M. F.; CHERMONT, A. G.; SANTOS, A. C. Fatores de risco e desenvolvimento sociocomunicativo em prematuros. Psicologia: teoria e prática, v.18, n.2, p.129-141, 2016. 1980-6906/psicologia.v18n2p129-141
CALDAS, I. F. R.; GAROTTI, M. F.; SHIRAMIZU, V. K. M.; PEREIRA A. The socio-communicative development of preterm infants is resistant to the negative effects of parity on maternal responsiveness. Frontiers in Psychology, v.9, 2018. 10.3389/fpsyg.2018.00043
FELDMAN, R.; ROSENTHAL, Z.; EIDELMAN, A. I. Maternal-preterm skin-to-skin contact enhances child physiologic organization and cognitive control across the first 10 years of life. Biological Psychiatry, v.75, n.1, p.56–64, 2014. 10.1016/j.biopsych.2013.08.012
FORMIGA, C. K. M. R.; VIEIRA, M. E. B.; FACUNDES, R. R.; LINHARES, M. B. Predictive models for preterm infants’ early motor development: a longitudinal prospective study. Journal of Human Growth and Development, v.27, n.2, p.189-197, 2017. 10.7322/jhgd.111288
FUCHS, F.; MONET, B.; DUCRUET, T.; CHAILLET, N.; AUDIBERT, F. Effect of maternal age on the risk of preterm birth: a large cohort study. Public Library of Science One, v.13. n.1, 2018. 10.1371/journal.pone.0191002
HALPERN, R.; GIUGLIANI, E. R. J.; VICTORA, C. G.; BARROS, F. C.; HORTA, B. L. Fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de vida. Jornal de Pediatria, v.76, n.6, p.421-428, 2000.
JOAQUIM, R. H. V. T.; WERNET, M.; LEITE, A. M.; FONSECA, L. M. M.; MELLO, D. F. Interações entre mães e bebês prematuros: enfoque nas necessidades essenciais. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v.26, n.3, p.580-589, 2018. 10.4322/2526-8910.ctoao1051
KHANDWALA, Y. S.; BAKER, V. L.; SHAW, G. M.; STEVESSON, D. K.; LU, Y.; EISENBERG, M. L. Association of paternal age with perinatal outcomes between 2007 and 2016 in the United States: population based cohort study. British Medical Journal, v.363, 2018. 10.1136/bmj.k4372
MEINS, E.; BUREAU, J. F.; FERNYHOUGH, C. Mother-child attachment frominfancy to the preschool years: predicting security and stability. Child Development, v.89, n.3, p.1022-1038, 2017. 10.1111/cdev.12778
MISSANA, M.; ALTVATER-MACKENSEN, N.; GROSSMANN, T. Neural correlates of infants’ sensitivity to vocal expressions of peers. Developmental Cognitive Neuroscience, v.26, p.39-44, 2017. 10.1016/j.dcn.2017.04.003
MONTAGNA, A.; NOSARTI, C. Socio-emotional development following very preterm birth: pathways to psychopathology. Frontiers in Psychology, v.7, 2016. 201610.3389/fpsyg.2016.00080
MORTON, M. We can work it out: the importance of rupture and repair processes in infancy and adult life for flourishing. Health Care Anal, v.24, n.2, p.119-132, 2016. 10.1007/s10728-016-0319-1
MURRAY, L.; DE PASCALIS, L.; BOZICEVIC, L.; HAWKINS, L.; SCLAFANI, V.; FERRARI, P. F. The functional architecture of mother-infant communication, and the development of infant social expressiveness in the first two months. Scientific Reports, v.6, 2016. 10.1038/srep39019
PINTO, F. C. D. A.; ISOTANI, S. M.; SABATÉS, A. L.; PERISSINOTO, J. Denver II: comportamentos propostos comparados aos de crianças paulistanas. Revista CEFAC, v.17, n.4, p.1262-1269, 2015. 10.1590/1982-0216201517418214
POEHLMANN, J.; SCHWICHTENBERG, A. J.; SHAH, P. E.; SHLAFER, R. J.; HAHN, E.; MALECK, S. The development of effortful control in children born preterm. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, v.39, n.4, p.522-536, 2010. 10.1080/15374416.2010.486319
RIBEIRO, C. C.; PACHELLI, M. R. O.; AMARAL, N. C. O.; LAMONICA, D. A. C. Habilidades do desenvolvimento de crianças prematuras de baixo peso e muito baixo peso. CoDAS, v.29, n.1, 2017. 2317-1782/20162016058
RUBLE, L.; MCDUFFIE, A.; KING, A. S.; LORENZ, D. Caregiver responsiveness and social nteraction behaviors of young . children with autism. Topics in Early Childhood Special Education, v.28, n.3, p.158-170, 2008. 10.1177/0271121408323009
SCHADL, K.; VASSAR, R.; CAHILL-ROWLEY, K.; YEOM, K. W.; STEVENSON, D. K.; ROSE, J. Prediction of cognitive and motor development in preterm children using exhaustive feature selection and cross-validation of near-term white matter microstructure. NeuroImage: Clinical, v.17, p.667–679, 2018. 10.1016 / j.nicl.2017.11.023
SCHWICHTENBERG, A. J.; KELLERMAN, A. M.; YOUNG, G. S.; MILLER, M.; OZONOFF, S. Mothers of children with autism spectrum disorders: play behaviors with infant siblings and social responsiveness. National Autistic Society, v.23, n.4, p.821-833, 2018. 10.1177/1362361318782220
SHAH, P.; ROBBINS, N.; COELHO, R.; POEHLMANN, J. The paradox of prematurity: the behavioral vulnerability of late preterm infants and the cognitive susceptibility of very preterm infants at 36 months post-term. Infant Behavior and Development, v.36, n.1, p.50-62, 2013.
WALLE, E. A.; RESCHKE, P. J.; KNOTHE, J. M. Social referencing: defining and delineating a basic process of emotion. Emotion Review, v.9, n.3, p.245-252, 2017. 10.1177/1754073916669594
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess