Associações entre desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e interação mãe-bebê
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7976Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, recém-nascido prematuro, interação mãe-filho.Resumo
Os seres humanos nascem completamente dependentes dos cuidados dos adultos para a sobrevivência. O comportamento materno é um preditor da aquisição de habilidades motoras e sociocomunicativas de prematuros. Este estudo objetivou verificar associações entre o desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e o comportamento materno no primeiro ano de vida. Participaram do estudo oito mães e seus respectivos neonatos com idade gestacional (IG) < 36 6/7 semanas e peso ao nascer (PN) ≤ 2.500 gramas. Utilizou-se uma ficha clínica e socioeconômica, o teste de triagem do desenvolvimento Denver II (Denver II) e a escala de interação social (EIS). Trimestralmente, as sessões ocorreram, no primeiro, quarto, sétimo e décimo mês de idade corrigida. Para análise estatística, adotou-se o Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Nossos resultados mostram associação estatisticamente significativa entre a pontuação da EIS e o desfecho do Teste de Denver II aos quatro, sete e dez meses de idade corrigida. Todas as crianças avaliadas aos quatro e sete meses apresentaram resultado normal na avaliação do desenvolvimento e suas mães tiveram pontuação “ótima”. Aos dez meses de idade corrigida, todas as crianças apresentam desfecho normal no Denver II, porém uma mãe apresentou pontuação “boa”, as demais, “ótima”. Portanto, o desenvolvimento motor e sociocomunicativo das crianças prematuras possuem associações com a qualidade dos comportamentos maternos.Downloads
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