Associações entre desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e interação mãe-bebê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7976

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, recém-nascido prematuro, interação mãe-filho.

Resumo

Os seres humanos nascem completamente dependentes dos cuidados dos adultos para a sobrevivência. O comportamento materno é um preditor da aquisição de habilidades motoras e sociocomunicativas de prematuros. Este estudo objetivou verificar associações entre o desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e o comportamento materno no primeiro ano de vida. Participaram do estudo oito mães e seus respectivos neonatos com idade gestacional (IG) < 36 6/7 semanas e peso ao nascer (PN) ≤ 2.500 gramas. Utilizou-se uma ficha clínica e socioeconômica, o teste de triagem do desenvolvimento Denver II (Denver II) e a escala de interação social (EIS). Trimestralmente, as sessões ocorreram, no primeiro, quarto, sétimo e décimo mês de idade corrigida. Para análise estatística, adotou-se o Statistic Package for Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Nossos resultados mostram associação estatisticamente significativa entre a pontuação da EIS e o desfecho do Teste de Denver II aos quatro, sete e dez meses de idade corrigida. Todas as crianças avaliadas aos quatro e sete meses apresentaram resultado normal na avaliação do desenvolvimento e suas mães tiveram pontuação “ótima”. Aos dez meses de idade corrigida, todas as crianças apresentam desfecho normal no Denver II, porém uma mãe apresentou pontuação “boa”, as demais, “ótima”. Portanto, o desenvolvimento motor e sociocomunicativo das crianças prematuras possuem associações com a qualidade dos comportamentos maternos.

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Biografia do Autor

Pedro Victor Oliveira Monteiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará

 

Anderson Braga Rodrigues Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará

Lucas Lopes da Costa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará

Ivete Furtado Ribeiro Caldas, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

): Doutora em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará e Docente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará

Katiane da Costa Cunha, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará e Docente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará

Aurimery Gomes Chermont, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo e Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

Monteiro, P. V. O., Cardoso, A. B. R., Costa, L. L. da, Caldas, I. F. R., Cunha, K. da C., & Chermont, A. G. (2020). Associações entre desenvolvimento motor e sociocomunicativo de prematuros e interação mãe-bebê. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(3), 177–183. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i3.7976

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