Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8084

Keywords:

Educação superior, Educação médica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Abstract

Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior.  A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Forms para apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, Universidade Estadual do Ceará

Faculdade de Medicina, Universidade Estadual do Ceará

References

ALMEIDA, E. D.; BATISTA, N. A. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. bras. educ. med., v. 37, n. 2, p. 192-201,2013.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegres: Penso, 2018.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BEIGZADEH, A.; RAHIMI, M. The Use of Games in Medical Education. Res Dev Med Educ, v. 4, n. 1, p. 1-2, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2014 nº 3 de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de junho de 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 11 mai. 2020.

CAVICCHIA, M. L.; CUSUMANO, A. M.; BOTTINO, D. V. Problem-based learning implementation in a health sciences blended-learning program in Argentina. Int J Med Educ., v. 9, p. 45‐47, 2018.

CHAO, C. Y.; CHEN, Y. T.; CHUANG, K. U. Exploring students' learning attitude and achievement in flipped learning supported computer aided design curriculum: a study in high school engineering education. Comput Appl Eng Educ., v. 23, n. 4, p. 514–26, 2015.

CHEN, F.; LUI, A. M.; MARTINELLI, S. M. A systematic review of the effectiveness of flipped classrooms in medical education. Med Educ., v. 51, n. 6, p. 585–97, 2017.

GARCIA, M. B. de O.; OLIVEIRA, M. M. de; PLANTIER, A. P. Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p. 87-96, 2019.

GOUDOURIS, E.; STRUCHINER, M. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. med., v. 39, n. 4, p. 620-629, 2015.

GURGEL, S. S.; TAVEIRA, G. P.; MATIAS, E. O.; PINHEIRO, P. N. C.; VIEIRA, N. F. C.; LIMA, F. E. T. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. Rev Min Enferm., v. 21, e1016, 2017.

KIM, K. J. Project-based learning approach to increase medical student empathy. Med Educ Online, v. 25, n. 1, e1742965, 2020.

MENEGAZ, J. do C.; DIAS, G. A. R.; TRINDADE, R. F. S.; LEAL, S. N.; MARTINS, N. K. A. Flipped Classroom no ensino de gerenciamento em enfermagem: relato de experiência. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 22, n. 3, e20170312, 2018.

MENEZES-RODRIGUES, F. S.; ERRANTE, P. R.; LIMA, R. Y.; CARMO, A. O.; SILVA, E. F.; GEHRKE, F.; CARVALHO, D. S.; TIKAZAWA, E. H.; FERRAZ, R. R. N.; CARICATI-NETO, A.; TAHA, M. O. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (MAPB) em cursos de graduação na área da saúde. RIAEE, v. 14, n. 2, p. 340-353, 2019.

OLIVEIRA, B. L. C. A.de; LIMA, S. F.; RODRIGUES, L. dos S.; PEREIRA JUNIOR, G. A. Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino Aprendizagem. Rev. bras. educ. med., v. 42, n. 4, p. 86-95, 2018.

SANTOS JUNIOR, C. J. dos; MISAEL, J. R.; SILVA, M. R. da; GOMES, V. de M. Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p.72-79, 2019.

SAVASSI, L. C. M.; DIAS, E. C.; GONTIJO, E. D. Formação médica, atenção primária e Interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Rev. Docência Ens. Sup., v. 8, n. 1, p. 189-204, 2018.

SEZER, B.; ABAY, E. Looking at the Impact of the Flipped Classroom Model in Medical Education. Scandinavian Journal of Educational Research, p. 1-16, 2018.

SUN, R.; MENG, R.; WEN, X. The application of flipped classroom model in TCSL. Lang Teach Linguistic Stud., v. 3, p. 34–9, 2015.

VIEIRA, S. de P.; PIERANTONI, C. R.; MAGNAGO, C.; NEY, M. S.; RÔMULO MIRANDA, R. G. de. A graduação em medicina no Brasil ante os desafios da formação para a Atenção Primária à Saúde. Saúde Debate, v. 42, n. 1, p. 189-207, 2018.

Published

2020-11-14

How to Cite

Maia, I. C. V. de L., Peixoto, M. das G. B., Medeiros, D. da S., Arruda, G. M. M. S., Neto, F. de C. A., & Santos, E. R. (2020). Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 15–21. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8084

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.