Tecnologias na Atenção Primária: experiência com o portal Saúde Já! Santa Luzia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8202

Palabras clave:

Atenção básica, Assistência, Tecnologia, Educação em saúde, Equipe Multiprofissional

Resumen

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada da comunidade para os serviços básicos de promoção, prevenção e assistência em saúde física e psicossocial. Visa oferecer cuidados de modo integral, participativo e dinâmico, de acordo com contexto do território e comunidade abrangida pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Em decorrência da instauração da pandemia provocada pela COVID-19, fez-se necessário o isolamento social e a interrupção de trabalhos coletivos comumente oferecidos pela UBS III do Bairro São José no Município de Santa Luzia. Desse modo, o presente artigo, do tipo relato de experiência, objetivou documentar a experiência da equipe multiprofissional de residência com o projeto Saúde Já! Santa Luzia. Trata-se de uma alternativa desenvolvida a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para manutenção de vínculo, educação em saúde, marcação de consulta, dentre outras alternativas de comunicação entre a comunidade e equipe profissional da UBS citada. A partir dos trabalhos com Instagram e Website, foi possível perceber as interações com a comunidade ocorrendo, mesmo à distância, o vínculo no período de quarentena. Apesar da necessidade de melhoria em pontos como design visual, marketing e gerenciamento profissional do portal, consideramos positiva a experiência com as TIC’s, uma ferramenta promissora durante e após o período pandêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Cavalcante Vilar, Unifip- Centro universitário de Patos

Fonoaudióloga residente multiprofissional em atenção primária a saúde

 

Citas

BRASIL. Lei Nº 13.989, de 15 de abril de 2020. Dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Diário Oficial da União: edição 73, seção 1, Atos do Poder Legislativo, Brasília, DF, p. 1, 16 abr. 2020. Disponível em: < LEI Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020 - LEI Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020 - DOU >. Acesso em: 18 de junho de 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 11, de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP N.º 11/2012. SEI/CFP - 0048141 - Resolução. 14 mai. 2020. Disponível em: . Acesso em 02 de junho de 2020.

CRUZ, N. M. L. V. et al. Apoio psicossocial em tempos de COVID-19: experiências de novas estratégias de gestão e ajuda mútua no sul da Bahia, Brasil. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 97-105, 9 jun. 2020. Disponível em: < https://www.apsemrevista.org/aps/article/view/94/58 >. Acesso em 15 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.94

CARDONA JÚNIOR, A.; ANDRADE, C.; CALDAS, L. Educação em saúde: programa e canal de comunicação via WhatsApp da unidade básica de saúde do N6 para comunidade rural do sertão pernambucano. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 137-141, 9 jun. 2020. Disponível em: < https://www.apsemrevista.org/aps/article/view/92/63 >. Acesso em 15 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.92

CHAN, A.K.M. et al. Social media for rapid knowledge dissemination: early experience from the COVID-19 pandêmico. Anaesthesia, Mar. 2020. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7228334/#__ffn_sectitle >. Acesso em 03 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/anae.15057

DUFFY, S.; LEE, T. H. In-person health care as option B. The N Engl J Med, v. 378, n. 2, p. 104-106, 2018. Disponível em: < In-Person Health Care as Option B >. Acesso em 14 de junho de 2020. DOI: 10.1056/NEJMp1710735.

GOMES, D.; ZOBOLI, E.L.C.; FINKLER, M. Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde. Revista de Saúde Coletiva, v. 29(2), Rio de Janeiro, p. 1-23. 2019. Disponível em: < Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde >. Acesso em 05 de junho de 2020.

KIM, L.; FAST, S.M.; MARKUZON, N. Incorporating media data into a model of infectious disease transmission. PloS one, v. 14, n. 2, p.1-13, 2019. Disponível em: < Incorporating media data into a model of infectious disease transmission >. Acesso em 14 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0197646

LUÍS C.; ROCHA, A.; MARCELINO, M. J. Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Rev. Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n° 25, Porto, p. 54-65, dez, 2017. Disponível em: < Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Accessibility in Virtual Learning Environments >. Acesso em 03 de junho de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17013/risti.25.54-65

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União: Edição 183, seção 1, Ministério da Saúde/GABINETE DO MINISTRO, Brasília, DF, p. 68, 22 set. 2017. Disponível em: < Ministério da Saúde >. Acesso em 15 de junho de 2020.

MAUCH, A.G.D. et al. A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da pandemia por Covid-19. Health Residencies Journal (HRJ), v. 1, n. 2, p. 1-18. 2020. Disponível em: < Vista do A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da pandemia por Covid-19 >. Acesso em 03 de junho de 2020

MOIMAZ, S.A.S. et al. Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal. Cad. saúde colet, vol. 25, n.1, Rio de Janeiro, Jan/Mar. 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-462X2017000100001&script=sci_arttext&tlng=pt >. Acesso em 03 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462x201700010239

ROZA, R. H. Ciência da informação, tecnologia e sociedade. BIBLOS, v. 32, n. 2, p. 177-190, jun. 2019. Disponível em: < Ciência da informação, tecnologia e sociedade | Roza | BIBLOS >. Acesso em 25 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7546.

SILVA, T. de P. S. da et al . Tele-educação em saúde da comunicação humana para o enfrentamento da tríplice endemia em Pernambuco, Brasil: um relato de experiência. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 22, n. 3, e9519, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462020000300401&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 25 Junho de 2020.

ORNELL, F. et. al. Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Brazilian Journal of Psychiatry. Forthcoming, 2020.

SHAROT, T.; SUNSTEIN, C.R. How people decide what they want to know. Nature Human Behaviour. Nat Hum Behav, n. 4, p. 14-19, Jan. 2020. Disponível em: < How people decide what they want to know >. Acesso em 11 de junho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41562-019-0793-1

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. 2020. Disponível em: < WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020 >. Acesso em 12 de junho de 2020.

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Pimentel, A. M. S., Vilar, B. C., Neto, J. P. da S., Silva, K. P. da, Silva, P. H. P. S. da, & Sousa, M. N. A. de. (2020). Tecnologias na Atenção Primária: experiência com o portal Saúde Já! Santa Luzia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 62–68. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8202

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.