A saúde mental mediante dos processos educacionais: o psicólogo escolar e a intersetorialidade

The Mental health through educational processes: the school psychologist and intersectionality

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Mayara Millena Moreira Formiga

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10439

Resumo

Resumo: Os campos relacionados a saúde mental nos panoramas educativos se apresentam como moldes multifacetados mediante das necessidades, potencialidades e contingências escolares, trazendo à tona visualizações críticas e interventivas, não se atendo somente aos aspectos contemplativos, apesar de sua pertinência intrínseca. Partindo de tais premissas, o presente estudo discorre sobre como a saúde mental participa, assim como pode participar, das elaborações formativas-direcionais dos contextos educacionais na contemporaneidade, tendo como plano de fundo as concepções práticas do psicólogo escolar através das proposições intersetoriais. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma direcional de pesquisa bibliográfica, operando por via da captação informativa e comunicacional de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, geralmente avistados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, expresso as objetivações e diretrizes centrais do trabalho acadêmico em questão, seguem os demais tópicos e pontuações argumentativas intricados nas interações diálogicas entre a saúde mental na escola e os papéis e atuações do psicólogo escolar perante das dinâmicas propinas das nações intersetoriais.

Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Psicólogo Escolar. Intersetorialidade. Contemporaneidade.

Referências

CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, J. A. A. ; SILVA, A. M. ; SANTOS, A. B. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; SILVA, W. S. ; SILVA, J. T. S. E. ; SANTOS, S. A. ; GUIMARAES, T. T. S. ; JACOME, K. L. B. ; SILVA, D. ; LIMA, E. M. S. . SAÚDE MENTAL DIANTE DAS POSSIBILIDADES ESCOLARES: UMA ÓTICA INTERVENTIVA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 124, p. 1-11, 2023a.

CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023b v. 1, p. 11-20.

CASTELHANO, M. V. C.; AMORIM, L. D. M. . A SAÚDE MENTAL E O ENFOQUE PSICANALÍTICO: UMA NOVA FORMA DE CONTEMPLAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. REVISTA COOPEX, v. 13, p. 1-12, 2022.

VIEIRA, Marlene A. et al. Saúde mental na escola. Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, p. 13-23, 2014.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar, políticas educacionais e os impactos da pandemia de Covid-19: reflexões a partir do enfoque histórico-cultural. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, p. 40-53, 2022.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2009, v. 13, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 169-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020>. Epub 07 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020.

SOARES, Pollianna Galvão e Araujo, CLAISY Maria Marinho. Práticas emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competências dos educadores sociais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2010, v. 14, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 45-54. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005>. Epub 19 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005.

PEREIRA NETO, Amadeu Antônio; CARVALHO, Leilanir; NEGREIROS, Fauston. O psicólogo escilar na bestão de políticas públicas de educação. 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., & Formiga, M. M. M. (2024). A saúde mental mediante dos processos educacionais: o psicólogo escolar e a intersetorialidade: The Mental health through educational processes: the school psychologist and intersectionality. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(1), 2629–2635. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10439

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>