A saúde mental mediante dos processos educacionais: o psicólogo escolar e a intersetorialidade
The Mental health through educational processes: the school psychologist and intersectionality
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10439Resumo
Resumo: Os campos relacionados a saúde mental nos panoramas educativos se apresentam como moldes multifacetados mediante das necessidades, potencialidades e contingências escolares, trazendo à tona visualizações críticas e interventivas, não se atendo somente aos aspectos contemplativos, apesar de sua pertinência intrínseca. Partindo de tais premissas, o presente estudo discorre sobre como a saúde mental participa, assim como pode participar, das elaborações formativas-direcionais dos contextos educacionais na contemporaneidade, tendo como plano de fundo as concepções práticas do psicólogo escolar através das proposições intersetoriais. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma direcional de pesquisa bibliográfica, operando por via da captação informativa e comunicacional de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, geralmente avistados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, expresso as objetivações e diretrizes centrais do trabalho acadêmico em questão, seguem os demais tópicos e pontuações argumentativas intricados nas interações diálogicas entre a saúde mental na escola e os papéis e atuações do psicólogo escolar perante das dinâmicas propinas das nações intersetoriais.
Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Psicólogo Escolar. Intersetorialidade. Contemporaneidade.
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