A saúde mental mediante dos processos educacionais: o psicólogo escolar e a intersetorialidade
The Mental health through educational processes: the school psychologist and intersectionality
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10439Resumo
Resumo: Os campos relacionados a saúde mental nos panoramas educativos se apresentam como moldes multifacetados mediante das necessidades, potencialidades e contingências escolares, trazendo à tona visualizações críticas e interventivas, não se atendo somente aos aspectos contemplativos, apesar de sua pertinência intrínseca. Partindo de tais premissas, o presente estudo discorre sobre como a saúde mental participa, assim como pode participar, das elaborações formativas-direcionais dos contextos educacionais na contemporaneidade, tendo como plano de fundo as concepções práticas do psicólogo escolar através das proposições intersetoriais. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma direcional de pesquisa bibliográfica, operando por via da captação informativa e comunicacional de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, geralmente avistados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, expresso as objetivações e diretrizes centrais do trabalho acadêmico em questão, seguem os demais tópicos e pontuações argumentativas intricados nas interações diálogicas entre a saúde mental na escola e os papéis e atuações do psicólogo escolar perante das dinâmicas propinas das nações intersetoriais.
Palavras-chave: Saúde Mental. Educação. Psicólogo Escolar. Intersetorialidade. Contemporaneidade.
Referências
CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, J. A. A. ; SILVA, A. M. ; SANTOS, A. B. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; SILVA, W. S. ; SILVA, J. T. S. E. ; SANTOS, S. A. ; GUIMARAES, T. T. S. ; JACOME, K. L. B. ; SILVA, D. ; LIMA, E. M. S. . SAÚDE MENTAL DIANTE DAS POSSIBILIDADES ESCOLARES: UMA ÓTICA INTERVENTIVA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 124, p. 1-11, 2023a.
CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023b v. 1, p. 11-20.
CASTELHANO, M. V. C.; AMORIM, L. D. M. . A SAÚDE MENTAL E O ENFOQUE PSICANALÍTICO: UMA NOVA FORMA DE CONTEMPLAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. REVISTA COOPEX, v. 13, p. 1-12, 2022.
VIEIRA, Marlene A. et al. Saúde mental na escola. Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, p. 13-23, 2014.
SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar, políticas educacionais e os impactos da pandemia de Covid-19: reflexões a partir do enfoque histórico-cultural. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, p. 40-53, 2022.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2009, v. 13, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 169-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020>. Epub 07 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020.
SOARES, Pollianna Galvão e Araujo, CLAISY Maria Marinho. Práticas emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competências dos educadores sociais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2010, v. 14, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 45-54. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005>. Epub 19 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005.
PEREIRA NETO, Amadeu Antônio; CARVALHO, Leilanir; NEGREIROS, Fauston. O psicólogo escilar na bestão de políticas públicas de educação. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Mayara Millena Moreira Formiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.