Pestalozzi e as visualizações didáticas interativas nos processos de ensino-aprendizagem: (re)encontros metodológicos-vivenciais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10859Palavras-chave:
Pestalozzi, Didática, Ensino-AprendizagemResumo
O pensamento pestalozziano engloba diretamente esboços sistêmicos e vastos nas esquemáticas visualizativas voltadas a didática, posto que as suas edificações discursivas e executórias permeiam das diferentes formas do ensinar e do aprender por via de óticas sustentadas pela necessidade interativa, ambiental e respeitosa dos envolvidos nos processos educativos, baseando-se na formação global, vincular e moral do sujeito em suas potencialidades idiossincráticas (HAIDT, 2002). Pensando nisso, o estudo aqui exposto objetiva, antes de tudo, compreender como as exposições de Pestalozzi influenciaram, e como ainda podem influir, nas estruturações pedagógicas-didáticas, levando em consideração as suas instâncias interacionais, técnicas-conceituais e propriamente executórias, tendo em mente os (re)encontros atravessados pelas dinâmicas do ensino-aprendizagem. Para isso, a metodologia de revisão narrativa, enquanto modalidade significativa, organizativa e estruturante em pesquisa bibliográfica, foi utilizada para a construção discursivo do presente estudo, valendo-se artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas disponíveis nas plataformas acadêmicas do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, mencionado as diretrizes principais do trabalho em questão, considerando as suas dinâmicas temáticas e metodológicas, apresentam-se, agora, as demais pontuações, reflexões e discussões acerca das interações dialógicas entre o pensamento pestalozziano e as disposições didáticas-conceituais ancoradas em seus parâmetros teórico-práticos e técnicos.
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