Esboços antropológicos-didáticos mediante do pensamento comeniusiano: um recorte reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11017Resumo
Jan Amos Komensky, mais conhecido por Comenius, seu nome em derivação latina, é considerado um dos maiores educadores nos últimos séculos, lapidando concepções, fundamentações e sistematizações essenciais para as ampliações das noções metodológicas, conceituais e propriamente antropológicas relacionadas aos processos educativos, promovendo, por consequência, a criação de preâmbulos da didática moderna. Nesse sentido, as caracterizações do pensamento e da jornada comeniusiana remontam um conjunto de pilares e acepções teórico-práticas de cunho educacional pautadas em contextualizações reformistas perante das contingências visionais e direcionais em seu período histórico, participando ativamente das transformações ancoradas na revolução científica e das mudanças da centralidade educativa ante formação e compreensão do sujeito. Seguindo as premissas citadas, o presente trabalho acadêmico discute sobre as composições fomentativas, sistemáticas e compreensivas defendidas durante o percurso experiencial e educativo de Comenius, enfocando, sobretudo, nas interações dialógicas entre os campos antropológicos e os direcionamentos didáticos intricados em suas formulações metodológicas-pedagógicas. Para isso, a metodologia de revisão narrativa, inserida dentro das diretrizes operacionais em pesquisa bibliográfica, foi utilizada como direcionamento metodológico e organizativo para a edificação do presente estudo, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras acadêmicas ligados a temática aqui disposta, sendo geralmente localizadas nos campos digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPE.Sendo assim, destacado os elementos objetivados e as suas acepções circundantes, expressam-se os demais tópicos e discussões acerca do tema central levantado, abordando como os panoramas didáticos e antropológicos se fazem constituintes nas elaborações e metodologias de cunho comeniusiano.
Referências
ALMEIDA, Daniele. As relações entre Língua e Ciência nas obras Didática Magna, Comenius, e O Verdadeiro Método de Aprender, Verney. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 11, 2023.
BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogía y Saberes, n. 54, p. 37-54, 2021.
COMENIUS, Iohannis Amos. Didáctica magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
COPPI, Luiz Antonio Callegari. Do uno ao múltiplo: as didáticas de Comenius e de Montaigne e a diversidade e suas contribuições para a contemporaneidade. Pro-Posições, v. 34, p. e20220057, 2023.
FERNANDES, Gonçalo. João de Barros (1496-1562?), um pedagogo precursor de Iohannis Amos Comenius (1592-1670). Repositório UTAR, 2006.
KULESZA, Wojciech Andrzej. Presença de Comenius na Ibero-América. History of Education in Latin America-HistELA, v. 7, p. e35628-e35628, 2024.
LOPES, Edson P.; LOPES, Taila Nívea Costa. PUBLICAÇÃO DA DIDÁTICA MAGNA-UMA EVIDÊNCIA DA MUDANÇA DO PENSAMENTO DE COMENIUS: SUBSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO PELA EDUCAÇÃO. Ad Aeternum, v. 1, n. 5, p. 9-31, 2023.
LOPES, Edson Pereira. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS. Fides reformata, v. 13, n. 2, 2008.
NICOLAY, Deniz Alcione. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação Unisinos, v. 15, n. 01, p. 03-12, 2011.
OLIVEIRA, Karla Adriane Corrêa; RIBEIRO, Jefferson Rangel. Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna. Docent Discunt, v. 4, p. e01550-e01550, 2023.
PEREIRA, MEIRA Chaves. Educação e didática em Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria (REFIEDU), v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016.
SANTOS, Anderson Oramisio et al. JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Valore, v. 8, p. 8079, 2023.
SANTOS, Shirley dos. Trama do porvir em Comenius: escola, infância e adulto moderno. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
WALKER, Daniel. Comenius: o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte: HB editora, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Patricia Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.