Esboços antropológicos-didáticos mediante do pensamento comeniusiano: um recorte reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11017Abstract
Jan Amos Komensky, mais conhecido por Comenius, seu nome em derivação latina, é considerado um dos maiores educadores nos últimos séculos, lapidando concepções, fundamentações e sistematizações essenciais para as ampliações das noções metodológicas, conceituais e propriamente antropológicas relacionadas aos processos educativos, promovendo, por consequência, a criação de preâmbulos da didática moderna. Nesse sentido, as caracterizações do pensamento e da jornada comeniusiana remontam um conjunto de pilares e acepções teórico-práticas de cunho educacional pautadas em contextualizações reformistas perante das contingências visionais e direcionais em seu período histórico, participando ativamente das transformações ancoradas na revolução científica e das mudanças da centralidade educativa ante formação e compreensão do sujeito. Seguindo as premissas citadas, o presente trabalho acadêmico discute sobre as composições fomentativas, sistemáticas e compreensivas defendidas durante o percurso experiencial e educativo de Comenius, enfocando, sobretudo, nas interações dialógicas entre os campos antropológicos e os direcionamentos didáticos intricados em suas formulações metodológicas-pedagógicas. Para isso, a metodologia de revisão narrativa, inserida dentro das diretrizes operacionais em pesquisa bibliográfica, foi utilizada como direcionamento metodológico e organizativo para a edificação do presente estudo, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras acadêmicas ligados a temática aqui disposta, sendo geralmente localizadas nos campos digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPE.Sendo assim, destacado os elementos objetivados e as suas acepções circundantes, expressam-se os demais tópicos e discussões acerca do tema central levantado, abordando como os panoramas didáticos e antropológicos se fazem constituintes nas elaborações e metodologias de cunho comeniusiano.
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