Esboços antropológicos-didáticos mediante do pensamento comeniusiano: um recorte reflexivo

Autores/as

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Patricia Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11017

Resumen

Jan Amos Komensky, mais conhecido por Comenius, seu nome em derivação latina, é considerado um dos maiores educadores nos últimos séculos, lapidando concepções, fundamentações e sistematizações essenciais para as ampliações das noções metodológicas, conceituais e propriamente antropológicas relacionadas aos processos educativos, promovendo, por consequência, a criação de preâmbulos da didática moderna. Nesse sentido, as caracterizações do pensamento e da jornada comeniusiana remontam um conjunto de pilares e acepções teórico-práticas de cunho educacional pautadas em contextualizações reformistas perante das contingências visionais e direcionais em seu período histórico, participando ativamente das transformações ancoradas na revolução científica e das mudanças da centralidade educativa ante formação e compreensão do sujeito. Seguindo as premissas citadas, o presente trabalho acadêmico discute sobre as composições fomentativas, sistemáticas e compreensivas defendidas durante o percurso experiencial e educativo de Comenius, enfocando, sobretudo, nas interações dialógicas entre os campos antropológicos e os direcionamentos didáticos intricados em suas formulações metodológicas-pedagógicas. Para isso, a metodologia de revisão narrativa, inserida dentro das diretrizes operacionais em pesquisa bibliográfica, foi utilizada como direcionamento metodológico e organizativo para a edificação do presente estudo, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras acadêmicas ligados a temática aqui disposta, sendo geralmente localizadas nos campos digitais do Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPE.Sendo assim, destacado os elementos objetivados e as suas acepções circundantes, expressam-se os demais tópicos e discussões acerca do tema central levantado, abordando como os panoramas didáticos e antropológicos se fazem constituintes nas elaborações e metodologias de cunho comeniusiano.

Citas

ALMEIDA, Daniele. As relações entre Língua e Ciência nas obras Didática Magna, Comenius, e O Verdadeiro Método de Aprender, Verney. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 11, 2023.

BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogía y Saberes, n. 54, p. 37-54, 2021.

COMENIUS, Iohannis Amos. Didáctica magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001

COPPI, Luiz Antonio Callegari. Do uno ao múltiplo: as didáticas de Comenius e de Montaigne e a diversidade e suas contribuições para a contemporaneidade. Pro-Posições, v. 34, p. e20220057, 2023.

FERNANDES, Gonçalo. João de Barros (1496-1562?), um pedagogo precursor de Iohannis Amos Comenius (1592-1670). Repositório UTAR, 2006.

KULESZA, Wojciech Andrzej. Presença de Comenius na Ibero-América. History of Education in Latin America-HistELA, v. 7, p. e35628-e35628, 2024.

LOPES, Edson P.; LOPES, Taila Nívea Costa. PUBLICAÇÃO DA DIDÁTICA MAGNA-UMA EVIDÊNCIA DA MUDANÇA DO PENSAMENTO DE COMENIUS: SUBSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO PELA EDUCAÇÃO. Ad Aeternum, v. 1, n. 5, p. 9-31, 2023.

LOPES, Edson Pereira. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM JOÃO AMÓS COMENIUS. Fides reformata, v. 13, n. 2, 2008.

NICOLAY, Deniz Alcione. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação Unisinos, v. 15, n. 01, p. 03-12, 2011.

OLIVEIRA, Karla Adriane Corrêa; RIBEIRO, Jefferson Rangel. Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna. Docent Discunt, v. 4, p. e01550-e01550, 2023.

PEREIRA, MEIRA Chaves. Educação e didática em Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria (REFIEDU), v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016.

SANTOS, Anderson Oramisio et al. JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Valore, v. 8, p. 8079, 2023.

SANTOS, Shirley dos. Trama do porvir em Comenius: escola, infância e adulto moderno. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

WALKER, Daniel. Comenius: o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte: HB editora, 2001.

Publicado

2024-10-13

Cómo citar

Costa Castelhano, M. V., & Santos, P. F. dos. (2024). Esboços antropológicos-didáticos mediante do pensamento comeniusiano: um recorte reflexivo . Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(4), 4148–4151. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11017

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>