Revisões planetárias sobre as concepções educativas-ambientais na contemporaneidade: óticas ativas na transformação social-interativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10702Resumo
Entre uma das principais aliadas dos enfoques educativos-ecológicos, encontra-se os panoramas ecopedagógicos e a cidadania planetária, que vem ganhando cada vez mais expressões e ampliações nos sentidos societários atuais, promovendo noções estruturais e direcionais ancoradas nos princípios de valorização ambiental e de sustentabilidade vivencial, formando sujeitos conscientes, críticos e enganados em tais pautas sociais-interativas. Partindo das premissas citadas, o presente estudo discorre sobre a pertinência das revisões planetárias perante os aperfeiçoamentos cosmovisionais ante dos moldes educativos-ambientais na contemporaneidade, tendo como plano atuante a necessidade da difusão e consolidação de óticas ativas nas transformações sociais-interativas frente dos desafios civilizatórios atuais. Para tanto, o modelo metodológico de revisão narrativa foi operado por via de suas caracterizações organizativas e estruturais de pesquisa bibliográfica, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas como principais elementos de buscativa, sendo predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, expressado os fatores objetivos e discursivos centrais de tal trabalho acadêmico, discute-se as demais pontuações direcionais, conservando, acima de tudo, olhares amplos e reflexivos sobre as revisões planetárias ante das esquemáticas educativas-ambientais na atualidade, considerando as suas confluências nos processos transformadores sociais-interativos.
Palavras-chave: Cidadania Planetária. Educação Ambiental. Sociointeração.
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