Revisões planetárias sobre as concepções educativas-ambientais na contemporaneidade: óticas ativas na transformação social-interativa
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10702Resumo
Entre uma das principais aliadas dos enfoques educativos-ecológicos, encontra-se os panoramas ecopedagógicos e a cidadania planetária, que vem ganhando cada vez mais expressões e ampliações nos sentidos societários atuais, promovendo noções estruturais e direcionais ancoradas nos princípios de valorização ambiental e de sustentabilidade vivencial, formando sujeitos conscientes, críticos e enganados em tais pautas sociais-interativas. Partindo das premissas citadas, o presente estudo discorre sobre a pertinência das revisões planetárias perante os aperfeiçoamentos cosmovisionais ante dos moldes educativos-ambientais na contemporaneidade, tendo como plano atuante a necessidade da difusão e consolidação de óticas ativas nas transformações sociais-interativas frente dos desafios civilizatórios atuais. Para tanto, o modelo metodológico de revisão narrativa foi operado por via de suas caracterizações organizativas e estruturais de pesquisa bibliográfica, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas como principais elementos de buscativa, sendo predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Sendo assim, expressado os fatores objetivos e discursivos centrais de tal trabalho acadêmico, discute-se as demais pontuações direcionais, conservando, acima de tudo, olhares amplos e reflexivos sobre as revisões planetárias ante das esquemáticas educativas-ambientais na atualidade, considerando as suas confluências nos processos transformadores sociais-interativos.
Palavras-chave: Cidadania Planetária. Educação Ambiental. Sociointeração.
Referências
CASTELHANO, M. V. C.. Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 2936-2945, 2024.
ARAÚJO, Rogério Bianchi de. Utopia e antiutopia contemporânea: a utopia da cidadania planetária e a antiutopia da sociedade de consumo. Repositórios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Tese de Doutoramento.
DA SILVA, Luiz Martins; DE OLIVEIRA, Daniel Gonçalves. Holoética: paradigma para uma cidadania planetária descentralizada. Esferas, n. 6, 2015.
CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E. ; MEDEIROS, E. S. . Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL, v. 17, p. 26-31, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; SOUSA, J. L. ; ALMEIDA, F. C. S. . A sustentabilidade enquanto vetor fundamental das elaborações educacionais atuais: uma exposição dialógica de matriz freiriana. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 4200-4208, 2023.
MORAES, Maria Cândida; PETRAGLIA, Izabel. Epistemologia de terra-pátria para uma nova cidadania planetária. Eccos Revista Científica, n. 57, 2021.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia da sustentabilidade, educação ambiental e educação para a cidadania planetária. São Paulo: Acervo IPF. 2009.
FERREIRA, P. L. ; CASTELHANO, M. V. C. ; ALMEIDA, F. C. S. ; SILVA, W. S. ; SILVA, M. D. P. ; SILVA, M. D. P. ; GOMES, A. P. M. ; SOUSA, J. L. ; JACOME, K. L. B. . Cidadania planetária e as concepções mercoescolares: tendências ambientais na transformação socioeducacional. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 4308- 4317, 2023.
DE OLIVEIRA, Yanne Rafaela Lopes; DE AZEVEDO, Gilson Xavier. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REEDUC-Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 10, n. 1, p. 441-453, 2024.
LIMA, Fabrícia Maria; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; RABELO, Jeriane. A música como mediadora na formação da cidadania planetária em turmas da Educação Infantil do Piauí. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2023.
FRACHIA, Yayenca Yllas et al. Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, p. e5680, 2024.
GADOTTI, M. Escola dos meus sonhos. São Paulo: IPF, 2019.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.
GRUBBA, Leilane Serratine; RODRIGUES, Horácio Wanderlei; FABRIS, Myrtha Wandersleben Ferracini. Caminhos para uma cidadania planetária e ambiental. Revista de direito internacional, v. 9, n. 3, p. 1-14, 2012.
MATAREZI, José. Educação Ambiental Climática e a Contribuição do Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades Litorâneas do Sul do Brasil:. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 6, n. 2, p. 1-40, 2024.
ASSIS, Guilherme Henrique Rodrigues; VIEIRA, Eliane Maria; MORAIS, Anderson. Educação Ambiental para a gestão de recursos hídricos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 3, p. 431-447, 2024.
FREITAS, Noelma Cristina Santos et al. Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 2, p. 163-180, 2024.
SILVA, Jackgrayce Dutra Nascimento; RIZZATTI, Ivanise Maria; FRANÇA, Andreia Castro. Pesquisa participante e Educação Ambiental: análise a partir de periódicos da CAPES no período de 2012 a 2022. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 1, p. 488-500, 202
FERNANDES, Glória et al. A educação ambiental no ensino e na prática escolar: uma revisão abrangente. Revista Sociedade Científica, v. 7, n. 1, p. 2141-2157, 2024.
DOURADO, Robson de Cássio Santos et al. Integração de Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Educação Ambiental para Sustentabilidade na Bahia: Revisão Sistemática. Revista Semiárido De Visu, v. 12, n. 2, p. 589-605, 2024.
CAMPOS, Heleen Cristina Silva; DE CARVALHO, Edione Teixeira; LEÃO, Marcelo Franco. O REVISITAR DA INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Geografia: Ambiente, Educação e Sociedades, v. 1, n. 5, 2024.
PEREIRA, Vilmar; ZITKOSKI, Jaime. Racionalidade antropocena e educação ambiental. Praxis & Saber, v. 15, n. 41, p. e15810-e15810, 2024.
SECCO, Ana Paula Lolato; NEIMAN, Zysman. Moda compartilhada como instrumento de Educação Ambiental para o consumo suficiente. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 11, p. 1-45, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Waleska Ramalho Ribeiro, Williana Pereira Garcia, Lorena Araújo Rolim Moreira, Marcos Vitor Costa Castelhano, Bruno Costa Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.