Adolescência e as formações intersubjetivas na contemporaneidade: um recorte eriksoniano
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i3.10704Resumo
Uma das principais abordagens psicológicas voltadas ao estudo da adolescência, gira em torno dos enfoques psicossociais lapidados por Erik Erikson, trazendo à tona a pertinência das formações individuais-coletivas e das relações intersubjetivas do universo simbólico-imaginário e sociocultural para a consolidação e descobertas dos papéis funcionais e das identidades em tal contexto de moratória civilizatória, envolvendo dinâmicas e investimentos de natureza multifacetada. Pensando nisso, o presente estudo discute sobre as interconexões entre o período da adolescência e as suas confluências nas formações intersubjetivas nos recortes contemporâneos, tendo como plano de fundo os aportes teórico-práticaos e cosmovisionais ancorados nas contribuições e e perspectivas eriksonianas, considerando o conflito intrínseco visualizado na díade confusão de papéis-formação da identidade contínua.
Para tanto, operou-se a metodologia de revisão narrativa como alternativa estrutural, direcional e organizativa de pesquisa bibliográfica, utilizando de artigos científicos, capítulos de livro, obras especializadas e outras predicações acadêmicas como principais fontes de busca, sendo predominantemente encontradas nas plataformas do Google Acadêmico e SciELO. Sendo assim, valendo-se das objetivações discursivas e das caracterizações de pesquisa, seguem os demais tópicos do trabalho acadêmico em questão, buscando a lapidação de explanações aprofundadas em relação as intermediações entre o período da adolescência e as formações de caráter intersubjetivo, presentifcando as contribuições dos pressupostos lapidados pelos moldes eriksonianos.
Palavras-chave: Adolescência. Formações Intersubjetivas. Erikson
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