Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10474Resumo
Nos âmbitos escolares, os pressupostos educacionais-ambientais se inserem como medidas fundamentais para a transformação e a consolidação de hábitos sustentáveis, edificando o senso de responsabilidade social entre professores, alunos e os demais membros do universo educativo. Aliando conhecimentos fundamentados mediante das práticas vivenciais, trazendo à tona a interação contínua e ampliadas entre a educação escolar e a educação ambiental. Partindo das premissas supracitadas, o presente trabalho científico discute sobre como a educação ambiental pode participar no desenvolvimento de aportes metodológicos-vivenciais para a difusão contínua de conhecimentos, práticas e proposições sustentáveis nos âmbitos escolares, levando em consideração as abordagens e linhas teórico-práticas fortificaras nos cenários da contemporaneidade. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como metodologia de pesquisa bibliográfica, pautando-se em suas amplitudes construtivas e discursivas, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas ligadas a temática qui levantada, sendo geralmente captados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, previsto as objetivações e caracterizações metodológicas para a produção e edificação do artigo em questão, seguem os demais tópicos, tendo como plano central de exposição os entendimentos da educação ambiental nas elaborações e difusões de saberes e práticas sustentáveis no âmbito escolar, valorizando, sobretudo, as metodologias-experienciais aplicadas nos panoramas atuais.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Metodologia. Escola.
Referências
DIAS, Antonio Augusto Souza; DIAS, Marialice Antão. Educação ambiental. Revista de direitos difusos, v. 68, n. 2, p. 161-178, 2017.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e pesquisa, v. 31, p. 317-322, 2005.
CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E. ; MEDEIROS, E. S. . Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL, v. 17, p. 26-31, 2023.
Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais
PRIGOL, E. L. Transversalidade na educação. Curitiba: IESD, 2020.
EFFTING, Tânia Regina. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste, v. 90, p. 76, 2007.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.
DA SILVA, Monica Maria Pereira; LEITE, Valderi Duarte. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424-1433, 2023.
GUIMARÃES, Mauro et al. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos Cedes, v. 29, p. 49-62, 2009.
SOUSA, Gláucia Lourenço et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.
FRANCA, A. W. ; CASTELHANO, M. V. C. ; RAMALHO NETO, A. E. ; LUCIO, A. S. ; SANTOS, P. F. . A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1468-1477, 2023.
RIOS, Clementina; NEILSON, Alison; MENEZES, Isabel. Visões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de
Marcos Vitor Costa Castelhano
crianças e jovens. Revista Portuguesa de Educação, v. 36, n. 1, p. e23004-e23004, 2023.
AMORIM, Lohany Dutra. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 7765-7778, 2023
ALVES, Gaby Carvalho; SILVA, Danielle Nathally; DE BARROS, Josymar Cleiton Pereira. A Educação Ambiental no ensino formal para refletir sobre os impactos do aquecimento global na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: um relato de experiência, 2023.
MELO, Adriana Soely André et al. A importância da Educação Ambiental na promoção da conscientização e desenvolvimento sustentável no ambiente escolar. Editora Licuri, p. 143-158, 2023
NUNES, Luciane Caetano. Educação Ambiental para Sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Escolas. Revista Científica FESA, v. 3, n. 12, p. 91-103, 2023
VIEIRA, Karolayne Cruz et al. A educação ambiental nas escolas como estratégia para ao desenvolvimento sustentável em Rondon do Pará-PA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2, p. e3227-e3227, 2024.
JUNIOR, Dionizio Ferreira Serra; DE SOUZA, Rosa Cristina; BALDASSINI, Rutineia Santos. A Importância da Educação Ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 185-194, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.