Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10474

Resumo

Nos âmbitos escolares, os pressupostos educacionais-ambientais se inserem como medidas fundamentais para a transformação e a consolidação de hábitos sustentáveis, edificando o senso de responsabilidade social entre professores, alunos e os demais membros do universo educativo. Aliando conhecimentos fundamentados mediante das práticas vivenciais, trazendo à tona a interação contínua e ampliadas entre a educação escolar e a educação ambiental. Partindo das premissas supracitadas, o presente trabalho científico discute sobre como a educação ambiental pode participar no desenvolvimento de aportes metodológicos-vivenciais para a difusão contínua de conhecimentos, práticas e proposições sustentáveis nos âmbitos escolares, levando em consideração as abordagens e linhas teórico-práticas fortificaras nos cenários da contemporaneidade. Para isso, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como metodologia de pesquisa bibliográfica, pautando-se em suas amplitudes construtivas e discursivas, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas ligadas a temática qui levantada, sendo geralmente captados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, previsto as objetivações e caracterizações metodológicas para a produção e edificação do artigo em questão, seguem os demais tópicos, tendo como plano central de exposição os entendimentos da educação ambiental nas elaborações e difusões de saberes e práticas sustentáveis no âmbito escolar, valorizando, sobretudo, as metodologias-experienciais aplicadas nos panoramas atuais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Metodologia. Escola.

Referências

DIAS, Antonio Augusto Souza; DIAS, Marialice Antão. Educação ambiental. Revista de direitos difusos, v. 68, n. 2, p. 161-178, 2017.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e pesquisa, v. 31, p. 317-322, 2005.

CASTELHANO, M. V. C.; RAMALHO NETO, A. E. ; MEDEIROS, E. S. . Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL, v. 17, p. 26-31, 2023.

Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais

PRIGOL, E. L. Transversalidade na educação. Curitiba: IESD, 2020.

EFFTING, Tânia Regina. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste, v. 90, p. 76, 2007.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

DA SILVA, Monica Maria Pereira; LEITE, Valderi Duarte. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, 2008

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.

CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424-1433, 2023.

GUIMARÃES, Mauro et al. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos Cedes, v. 29, p. 49-62, 2009.

SOUSA, Gláucia Lourenço et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.

FRANCA, A. W. ; CASTELHANO, M. V. C. ; RAMALHO NETO, A. E. ; LUCIO, A. S. ; SANTOS, P. F. . A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1468-1477, 2023.

RIOS, Clementina; NEILSON, Alison; MENEZES, Isabel. Visões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de

Marcos Vitor Costa Castelhano

crianças e jovens. Revista Portuguesa de Educação, v. 36, n. 1, p. e23004-e23004, 2023.

AMORIM, Lohany Dutra. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 7765-7778, 2023

ALVES, Gaby Carvalho; SILVA, Danielle Nathally; DE BARROS, Josymar Cleiton Pereira. A Educação Ambiental no ensino formal para refletir sobre os impactos do aquecimento global na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: um relato de experiência, 2023.

MELO, Adriana Soely André et al. A importância da Educação Ambiental na promoção da conscientização e desenvolvimento sustentável no ambiente escolar. Editora Licuri, p. 143-158, 2023

NUNES, Luciane Caetano. Educação Ambiental para Sustentabilidade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Escolas. Revista Científica FESA, v. 3, n. 12, p. 91-103, 2023

VIEIRA, Karolayne Cruz et al. A educação ambiental nas escolas como estratégia para ao desenvolvimento sustentável em Rondon do Pará-PA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2, p. e3227-e3227, 2024.

JUNIOR, Dionizio Ferreira Serra; DE SOUZA, Rosa Cristina; BALDASSINI, Rutineia Santos. A Importância da Educação Ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 185-194, 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Costa Castelhano, M. V. (2024). Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(2), 2936–2945. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10474

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>