Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10519Resumo
A Ecopedagogia se apresenta enquanto concepção teórico-prática em destaque nas discussões ambientais-sociais-educacionais, lapidando noções significativas sobre os moldes sustentáveis, assim como do olhar amplo e experiencial frente das experiências e contextualizações cotidianas, defendendo um novo molde de sociedade ambientalista, uma vez que se distancia das cosmovisões antropocêntricas. Em tal perspectiva, o artigo científico em questão visa discutir e se desdobrar sobre as possíveis intermediações ecopedagógicas à luz dos direcionamentos educacionais-ambientais na contemporaneidade, trazendo à tona um novo paradigma pedagógico-social localizado para além das vertentes e conceituações de matriz antropocêntricas, enfatizadas no ser humano enquanto centro das relações naturais. Para isso, operou-se metodologia de revisão narrativa, considerando os seus potenciais organizativos e argumentativas nas consolidações direcionais-tendências pautados em suas posturas reflexivas-dialógicas. Pautando-se nesse recorte, valeu-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas relacionadas a temática abordada, sendo predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo.
Palavras-chave: Ecopedagogia. Educação Ambiental. Contemporaneidade.
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