Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10519Resumo
A Ecopedagogia se apresenta enquanto concepção teórico-prática em destaque nas discussões ambientais-sociais-educacionais, lapidando noções significativas sobre os moldes sustentáveis, assim como do olhar amplo e experiencial frente das experiências e contextualizações cotidianas, defendendo um novo molde de sociedade ambientalista, uma vez que se distancia das cosmovisões antropocêntricas. Em tal perspectiva, o artigo científico em questão visa discutir e se desdobrar sobre as possíveis intermediações ecopedagógicas à luz dos direcionamentos educacionais-ambientais na contemporaneidade, trazendo à tona um novo paradigma pedagógico-social localizado para além das vertentes e conceituações de matriz antropocêntricas, enfatizadas no ser humano enquanto centro das relações naturais. Para isso, operou-se metodologia de revisão narrativa, considerando os seus potenciais organizativos e argumentativas nas consolidações direcionais-tendências pautados em suas posturas reflexivas-dialógicas. Pautando-se nesse recorte, valeu-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas relacionadas a temática abordada, sendo predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo.
Palavras-chave: Ecopedagogia. Educação Ambiental. Contemporaneidade.
Referências
CASTELHANO, M. V. C.. Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 2936-2945, 2024.
CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória- inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424- 1433, 2023.
DE CARVALHO, Edileide Almeida. Educação Ambiental, ecopedagogia e sustentabilidade. Editora Dialética, 2020.
DICKMANN, Ivo. 30 ANOS DA ECOPEDAGOGIA:: BREVE ENSAIO SOBRE ORIGEM E REINVENÇÃO. RevistAleph, n. 39, 2022b
Marcos Vitor Costa Castelhano, Williana Pereira Garcia e Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti
DICKMANN, Ivo. Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2022ª
DONATO, Cláudio José; SOUZA, Graziella Plaça Orosco. Ecopedagogia: uma via para o desenvolvimento sustentável. In: Colloquium Humanarum. 2016. p. 255-261.
FERNANDES, J. M. B. ; VIEIRA, L. T. ; CASTELHANO, MARCOS VITOR COSTA . REVISÃO NARRATIVA ENQUANTO METODOLOGIA CIENTÍFICA SIGNIFICATIVA: REFLEXÕES TÉCNICAS- FORMATIVAS. REDES - Revista Educacional da Sucesso, v. 3, p. 1-7, 2023
FERREIRA, P. L. ; CASTELHANO, M. V. C. ; ALMEIDA, F. C. S. ; SILVA, W. S. ; SILVA, M. D. P. ; SILVA, M. D. P. ; GOMES, A. P. M. ; SOUSA, J. L. ; JACOME, K. L. B. . Cidadania planetária e as concepções mercoescolares: tendências ambientais na transformação socioeducacional. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 4308-4317, 2023.
GADOTTI, M. A escola dos meus sonhos. Rio de Janeiro: IPF, 2019.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia e educação sustentável. Revista de Educação do CEAP. Salvador, p. 36, 2008.
GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia da sustentabilidade, educação ambiental e educação para a cidadania planetária. Acervo Paulo Freire – IPF, 2009. p. 1-5.
GUERRA, Fábio Soares. Ecopedagogia: contribuições para práticas pedagógicas em educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 24, n. 1, p. 235-256,
Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos
GUTIÉRREZ, F; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária..São Paulo: Instituto Paulo Freire - IPF, 1999.
MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. O conceito de gestão escolar na ecopedagogia. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 17, 2006.
OLIVEIRA, Mirelle Silva; PEREIRA, Fernando Lourenço; TEIXEIRA, Catarina. O conceito Ecopedagogia: um estudo a partir dos artigos de revistas de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 266–289, 2021
OLIVEIRA, Scheila Pinno. Biocentrismo e ecopedagogia: a educação como ferramenta para a cidadania planetária. Direito e Desenvolvimento, v. 5, n. 10, p. 271-286, 2014.
PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa et al. Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável. ETD Educação Temática Digital, v. 8, n. 02, p. 80-89, 2007.
PRASS, Andressa Amaro et al. Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade. Revista Científica ANAP Brasil, v. 16, n. 37, p. 2023, 2023.
RUSCHEINSKY, Aloísio. As rimas da ecopedagogia: uma perspectiva ambientalista. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, p. 61-71, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Williana Pereira Garcia, Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.