Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Williana Pereira Garcia
  • Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10519

Resumo

A Ecopedagogia se apresenta enquanto concepção teórico-prática em destaque nas discussões ambientais-sociais-educacionais, lapidando noções significativas sobre os moldes sustentáveis, assim como do olhar amplo e experiencial frente das experiências e contextualizações cotidianas, defendendo um novo molde de sociedade ambientalista, uma vez que se distancia das cosmovisões antropocêntricas. Em tal perspectiva, o artigo científico em questão visa discutir e se desdobrar sobre as possíveis intermediações ecopedagógicas à luz dos direcionamentos educacionais-ambientais na contemporaneidade, trazendo à tona um novo paradigma pedagógico-social localizado para além das vertentes e conceituações de matriz antropocêntricas, enfatizadas no ser humano enquanto centro das relações naturais.  Para isso, operou-se metodologia de revisão narrativa, considerando os seus potenciais organizativos e argumentativas nas consolidações direcionais-tendências pautados em suas posturas reflexivas-dialógicas. Pautando-se nesse recorte, valeu-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas relacionadas a temática abordada, sendo predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo.

 

Palavras-chave: Ecopedagogia. Educação Ambiental. Contemporaneidade.

Referências

CASTELHANO, M. V. C.. Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 2936-2945, 2024.

CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória- inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424- 1433, 2023.

DE CARVALHO, Edileide Almeida. Educação Ambiental, ecopedagogia e sustentabilidade. Editora Dialética, 2020.

DICKMANN, Ivo. 30 ANOS DA ECOPEDAGOGIA:: BREVE ENSAIO SOBRE ORIGEM E REINVENÇÃO. RevistAleph, n. 39, 2022b

Marcos Vitor Costa Castelhano, Williana Pereira Garcia e Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti

DICKMANN, Ivo. Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2022ª

DONATO, Cláudio José; SOUZA, Graziella Plaça Orosco. Ecopedagogia: uma via para o desenvolvimento sustentável. In: Colloquium Humanarum. 2016. p. 255-261.

FERNANDES, J. M. B. ; VIEIRA, L. T. ; CASTELHANO, MARCOS VITOR COSTA . REVISÃO NARRATIVA ENQUANTO METODOLOGIA CIENTÍFICA SIGNIFICATIVA: REFLEXÕES TÉCNICAS- FORMATIVAS. REDES - Revista Educacional da Sucesso, v. 3, p. 1-7, 2023

FERREIRA, P. L. ; CASTELHANO, M. V. C. ; ALMEIDA, F. C. S. ; SILVA, W. S. ; SILVA, M. D. P. ; SILVA, M. D. P. ; GOMES, A. P. M. ; SOUSA, J. L. ; JACOME, K. L. B. . Cidadania planetária e as concepções mercoescolares: tendências ambientais na transformação socioeducacional. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 4308-4317, 2023.

GADOTTI, M. A escola dos meus sonhos. Rio de Janeiro: IPF, 2019.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia e educação sustentável. Revista de Educação do CEAP. Salvador, p. 36, 2008.

GADOTTI, Moacir. Ecopedagogia, pedagogia da terra, pedagogia da sustentabilidade, educação ambiental e educação para a cidadania planetária. Acervo Paulo Freire – IPF, 2009. p. 1-5.

GUERRA, Fábio Soares. Ecopedagogia: contribuições para práticas pedagógicas em educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 24, n. 1, p. 235-256,

Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos

GUTIÉRREZ, F; PRADO, C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária..São Paulo: Instituto Paulo Freire - IPF, 1999.

MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. O conceito de gestão escolar na ecopedagogia. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 17, 2006.

OLIVEIRA, Mirelle Silva; PEREIRA, Fernando Lourenço; TEIXEIRA, Catarina. O conceito Ecopedagogia: um estudo a partir dos artigos de revistas de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 266–289, 2021

OLIVEIRA, Scheila Pinno. Biocentrismo e ecopedagogia: a educação como ferramenta para a cidadania planetária. Direito e Desenvolvimento, v. 5, n. 10, p. 271-286, 2014.

PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa et al. Ecopedagogia: uma nova pedagogia com propostas educacionais para o desenvolvimento sustentável. ETD Educação Temática Digital, v. 8, n. 02, p. 80-89, 2007.

PRASS, Andressa Amaro et al. Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade. Revista Científica ANAP Brasil, v. 16, n. 37, p. 2023, 2023.

RUSCHEINSKY, Aloísio. As rimas da ecopedagogia: uma perspectiva ambientalista. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, p. 61-71, 2002.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Williana Pereira Garcia, & Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti. (2024). Ecopedagogia e as proposições educativas-ambientais nos eixos contemporâneos: um olhar para além dos moldes antropocêntricos. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(2), 3097–3105. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10519

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>