A pedagogia social e as transformações subjetivas-coletivas perante das diretrizes ambientais: reflexões dialógicas
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10527Resumo
A Pedagogia Social, em si mesma, partindo de suas caracterizações dialógicas, promove a lapidação gradual e contínua de modelos formativos capazes de se comunicar com as estruturas individuais-coletivas, enfocando no sujeito, como ser único dentro dos entrelaçamentos socioculturais, e nos meios societários-educativos, apresentando também as suas fomentações idiossincráticas nos âmbitos contextuais. Pautando-se em tais elaborações, o presente trabalho discute sobre como a Pedagogia Social, enquanto vetor científico-educacional estruturante, pode influir nas compressões, fundamentações e atuações perante das potencialidades transformativas nos campos ambientais na contemporaneidade, movimentando um conjunto reflexões dialógicas em suas acepções teórico-práticas. Para tanto, o método de revisão narrativa foi operado por meio de seus direcionamentos estruturais, informativos e comunicativos, enquanto caminho significativo de natureza bibliográfica de pesquisa, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas voltadas ao tema aqui abordado, tais materiais científicos foram predominantemente encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e Repositórios Universitários.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Ambiental. Educação.
Referências
ARAÚJO, Margareth Martins; COELHO, Mônica. Escola, sociedade, seres humanos e mundo: desafios à pedagogia social Chool, society, human beings and the world: challenges to social pedagogy Escuela, sociedad, seres humanos y el mundo: desafíos para la pedagogía social. CEP, v. 24210, p. 201, 2024.
BAPTISTA, Isabel. Pedagogia Social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção. Cadernos de pedagogia social, n. 2, p. 7-30, 2008.
CASTELHANO, M. V. C.. Educação ambiental na difusão de saberes e práticas sustentáveis mediante do contexto escolar: reflexões metodológicas-experienciais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 2936-2945, 2024.
CASTELHANO, M. V. C.; FRANCA, A. W. ; ALMEIDA, F. F. F. . Educação ambiental e as perspectivas críticas: meio ambiente como possiblidade emancipatória-inclusiva frente das habilidades socioemocionais. Revista Brasileira de Filosofia e História, v. 13, p. 1424- 1433, 2023.
CHISTOLINI, Sandra. Pedagogia Social e Educação Ambiental: pensamento e ação na educação da escola contemporânea. Brasília: Cátedra UNESCO da juventude, 2022.
DELGADO, Paulo. Interculturalidade, Intervenção Socioeducativa e Pedagogia Social. O que nos contam as palavras. In: Livro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e. 2023. p. 29-36.
GADOTTI, Moacir. Escola dos meus sonhos. São Paulo: IPF, 2019.
A pedagogia social e as transformações subjetivas-coletivas perante das diretrizes ambientais: reflexões dialógicas
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia social. Cortez Editora, 2016.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
MARTINS, Ernesto Candeias. A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola. Educare educere, p. 5-24, 2013.
NETO, Arlindo. Pedagogia social. Clube de Autores, 2017.
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Práxis Educativa, v. 18, 2023.
RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; DE QUADROS, Sheila Fabiana. A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentos. Communitas, v. 8, n. 18, p. 138-150, 2024.
SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação, 2010.
VIEIRA, Ana Maria de Sousa Neves; VIEIRA, Ricardo; MARQUES, José Carlos Laranjo. Emergência e desenvolvimento da pedagogia social em âmbito escolar: o caso português. Pedagogía Social-Revista Interuniversitaria, n. 44, p. 103-115, 2024.
VIEIRA, Ricardo; VIEIRA, Ana Maria de Sousa Neves. A mediação intercultural como prática da pedagogia social: Reflexões epistemológicas e metodológicas. In: Livro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10. ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social-''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''. CICS. NOVA. IPLeiria e ESECS. IPL, 2023. p. 628-640.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Andréa Santos Lúcio, Délis Sousa Benevides
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.