Psicopatologia da infância e os dialógos metateóricos sobre o TEA: comunicações na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i3.10609Resumo
O Transtorno do Espectro Autista – TEA se apresenta como um dos panoramas de pesquisa recente em constante expansão, lapidando-se de forma contínua o desenvolvimento de evidências científicas e modalidades terapêuticas capazes de compreender as especificidades e globalidades inerentes as condições autísticas, ao mesmo tempo que estão engajadas em consolidar métodos aplicativos eficazes mediante do tratamento especializado dos sujeitos autistas Seguindo as premissas citadas, o estudo em questão discorre sobre como os domínios psicopatológicos da infância e as evidência científicas atuais, considerando os seus diferentes níveis metateóricos, podem influir de forma assertiva e concisa para a compreensão e desenvolvimento de metodologias aplicativas mediante dos panoramas teórico-práticos e técnico-conceituais do TEA, tendo como plano de fundo as articulações dialógicas presentes nas esquemáticas contemporâneas. Para isso, foi utilizado a metodologia de revisão narrativa como ferramenta de pesquisa bibliográfica, direcionando-se em suas potencialidades organizacionais, estruturais e reflexivas, operando-se a partir de informações sistêmicas dispostas em artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas voltadas a temática aqui abordada, sendo geralmente encontradas nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo, Periódicos Universitários e PePSIC.
Palavras-chave: TEA. Psicopatologia Infantil. Metateórico.
Referências
ALVES, Angela Karenine Saraiva; ALVES, Thamy Saraiva. O AUTISMO E O PSICÓLOGO NA PSICOLOGIA CLÍNICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 2, p. 201-218, 2022.
ARAÚJO, C. A Psicologia e os Transtornos do Espectro Autista. In SCHWARZTMAN, J. S.; ARAÚJO. C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. p. 173-201.
ARAUJO, J. K. P. ; CASTELHANO, M. V. C. ; SILVA, R. P. ; SILVA, J. T. S. E. ; JACOME, K. L. B. ; NOBREGA, V. L. M. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SILVA, A. M. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; LINHARES, T. S. ; SANTOS, E. S. ; GONCALO, T. M. D. ; SANTOS, S. A. ; SILVA, D. ; ALVES, D. I. S. ; CAVALCANTE, A. P. G. . TEA DIANTE DAS PRERROGATIVAS INTERVENTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SUJEITO PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 122, p. 1- 17, 2023.
CASTELHANO, Marcos Vitor Costa. Transtorno do espectro autista diante das possibilidades teórico-práticas da psicologia clínica: as interfaces do psicodiagnóstico. Revista Coopex., v. 14, n. 2, p. 1605-1615, 2023.
CASTELHANO, M. V. C.; JACOME, K. L. B. ; GUIMARAES, T. T. S. ; NASCIMENTO, M. G. A. ; GUIMARAES, J. A. A. ; GONCALO, T. M. D. ; NOBREGA, V. L. M. ; FREITAS, C. D. F. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SILVA, A. M. . ABORDAGENS TEÓRICO- PRÁTICAS SOBRE AS POSSÍVEIS ETIOLOGIAS DO TEA: DIÁLOGOS METODOLÓGICOS-EXPLICATIVOS. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 131, p. 1-16, 2023.
CHENIAUX, Elie. Manual de psicopatologia . 6 Rio De Janeiro: GEN- GRUPO EDITORIAL NACIONAL, 2022
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
DA SILVA, Amarildo Campos Ferreira; ARAÚJO, Milena De Lima; DORNELAS, Raiene Toledo. A importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. Psicologia & Conexões, v. 1, n. 1, 2020.
DUMAS, Jean E. Psicopatologia da Infância e da Adolescência-3. Artmed Editora, 2018.
FACION, J. R. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.
FAUSTINO, Antonia de Jesus et al. As abordagens terapêuticas psicológicas na qualidade de vida dos autistas: Revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e16010816870-e16010816870, 2021.
FLEURY, Eliamar Aparecida; DOS SANTOS, Kelly Dantas. Musicoterapia na interação social de pessoas com TEA: Estudo de revisão. Revista InCantare| Curitiba| v, v. 7, n. 2, p. 1-133, 2016.
GOMES, Amanda Botelho et al. A importância da nutrição adequada em crianças portadora de transtorno do espectro do autismo e melhoria de vida. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. e583111436778-e583111436778, 2022.
MERCADO, Waldileia Iriarte. TEA–Diagnóstico precoce com reflexos na qualidade de vida da criança e da família. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e544111537482-e544111537482, 2022.
NOBREGA, V. L. M. ; CASTELHANO, M. V. C. ; FERREIRA, P. L. ; SILVA, M. T. L. ; SILVA, M. A. F. ; MAIA, C. K. B. ; SILVA, W. S. ; PEREIRA, J. E. G. ; SILVA, M. K. C. E. ; DUTRA, T. L. ; PALITOT, M. A. F. F. ; SILVA, A. L. A. ; ARAUJO, J. K. P. ; ALVES, D. I. S. . TEA E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NOS MEIOS EDUCACIONAIS. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 121, p. 1-16, 2023.
ONZI, Franciele GOMES, Z. F.. Transtorno do espectro autista: a importância do diagnóstico e reabilitação. Caderno pedagógico, v. 12, n. 3, 2015.
SILVEIRA, Núbia Maria Gomes; SANTOS, Laissa Karen Faustino; STASCXAK, Francinalda Machado. Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
RESENDE, Jéssica Oliveira; REZENDE, Marília Gabriela Costa; DA SILVA, Lidiane Ferreira. A EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). In: Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 2022.
SOUSA, Mayra Luana Fernandes et al. Abordagens Terapêuticas no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Atualizada. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 1, p. 139-152, 2024.
VIANA, A. C. V. et al. Autismo. Saúde Dinâmica. v. 1 n. 3. p. 1 -18, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.