Planejamento de ensino enquanto fator estruturante nos direcionamentos didáticos-experienciais: reflexões metodológicas na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11222Abstract
Resumo: As indagações críticas e sistêmicas sobre os planejamentos de ensino representam movimentações significativas mediante as fomentações graduais e contínuas da educação de qualidade, revelando a pertinência sem igual das interligações metodológicas-pedagógicas estarem associadas as realidades educacionais e sociais dos educandos, integrando interesses individuais-coletivos nas transformações e implementações de cunho pedagógico e didático-experiencial. Partindo das premissas citadas, o estudo em questão discorre sobre o planejamento de ensino como um dos fatores estruturantes nos direcionamentos didáticos-experienciais nas práticas educativas atuais, refletindo quais e como as diretrizes organizativas, aplicativas teórico-práticas-vivenciais podem ser introduzidas e manejas ao longo das jornadas educacionais docentes, fomentando direcionamentos de ensino-aprendizagem de cunho dialógico e comunicativos. Para isso, a metodologia de revisão narrativa, seguindo os seus preceitos flexíveis, reflexivos e interativos, foi utilizada como um dos nortes captarivos informacionais e argumentativos mediante as objetivações propostas, tendo como tipologias de materiais consultados; artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas, geralmente localizadas nas plataformas do Google Acadêmico, PePSIC, Scielo e Portal CAPES, entre outras.Portanto, integrado os marcos esquemáticos e técnicos-referenciais do presente trabalho, seguem os demais tópicos discursivos envoltos nas proposições citadas, apresentando como vetor direcional a importância e a necessidade gradual e contínua de discussões e (res)significações das atuações docentes na contemporaneidade, dialogando diretamente com as formativas teoréticas e executórias, os interesses do alunado e as idiossincrasias comunitárias escolares.
Palavras-chave: Planejamento de Ensino. Didática. Metodológico-Experiencial. Atualidade.
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