Ações de fornecimento de medicamentos pelo Poder Público à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10538Palabras clave:
Saúde; Poder Público; Tribunais Superiores.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar os desdobramentos do direito à saúde no ordenamento jurídico brasileiro, visualizando os atos normativos que a regulamentam e com foco especial na jurisprudência dos Tribunais Superiores. Será explanada a obrigação do Poder Público em promover ações e serviços públicos que concretizem o acesso à saúde e o papel do Judiciário em viabilizá-lo. A base metodológica utilizada está no uso de pesquisa teórico-dogmática, sobretudo mediante análise jurisprudencial pertinente ao tema.
Citas
CARVALHO, José dos Santos Filho. O controle judicial das omissões públicas como garantia de fruição dos direitos sociais pelos cidadãos. Prismas: Dir., Pol. Publ. e Mundial., Brasília, v. 6, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2009.
CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Fornecimento pelo Poder Judiciário de medicamentos não registrados pela ANVISA. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em:https://buscadordizerodireito.com.br/jurisprudencia/detalhes/4d7a968bb636e25818ff2a3941db08c1. Acesso em: 03/06/2024.
FERNANDA, Raphaela. O princípio da reserva do possível: origens, objetivos e aplicabilidade no Brasil. Jus.com.br. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/28802/o-principio-da-reserva-do-possivel-origem-objetivos-e-aplicabilidades-no-brasil. Acesso em 03/06/24.
LIMA, Flávia Danielle Santiago. Em busca da efetividade dos direitos sociais prestacionais. Considerações acerca do conceito de reserva do possível e do mínimo necessário. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2177. Acesso em 03/06/24.
MOURA, Elisângela. O direito à saúde na Constituição Federal de 1988. Âmbito jurídico. Disponível em: https://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17657/material/O%20direito%20à%20saúde%20na%20Constituição%20Federal%20de%201988%20-%20Constitucional%20-%20Âmbito%20Jur%C3%ADdico.pdf. Acesso em 03/06/24.
SILVA, Emanuella. Direito à saúde: Evolução Histórica, Atuação Estatal e Aplicação da Teoria de Karl Popper. Revista Constituição e Garantia de Direitos. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Lucena Melo de Brito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.