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As intervenções psicoeducativas em saúde mental na escola: um diálogo entre a psicanálise e a psicologia da saúde

Autores/as

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Mateus da Silva Fernandes

Resumen

As intervenções psicoeducativas representam um conjunto de estratégias significativas para possíveis mediações positivas e interacionais diante das contingências educacionais, modelando as práticas dos educadores em vista de possíveis iniciativas voltadas a promoção de qualidade vida, assim como formativa de acolhimento estratégico perante de riscos psicossociais vigentes ou latentes. Partindo desse pressuposto, o estudo em questão objetiva possíveis visualizações sobre a saúde mental na escola a partir das interações teórico-práticas entre os enfoques psicanalíticos e as fundamentações abarcadas pela Psicologia da Saúde, (re)pensando sobre as intervenções psicoeducativas como potência mediadora das proposições executórias na educação contemporânea em suas variadas consolidações. No âmbito de pesquisa, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa para consolidar, agrupar e fundamentar as argumentações e informações mencionadas ao longo do trabalho, tendo como base as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Considerando as afirmativas consolidadas ao longo do texto, finaliza-se com a noção de que as intervenções psicoeducativas são fundamentais para as mediações interativas no âmbito da saúde mental da escola, demostrando que a díade dialógica entre a Psicologia da Saúde e a Psicanálise conservam representações conceituais-executórias importantes frente dos processos subjetivos, das dinâmicas institucionais e das caracterizações da sociedade em seu ponto de vista civilizatório.

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Publicado

2023-07-10

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Cómo citar

Costa Castelhano, M. V., Flávio Franklin Ferreira de, Formiga, M. M. M., & Fernandes , M. da S. (2023). As intervenções psicoeducativas em saúde mental na escola: um diálogo entre a psicanálise e a psicologia da saúde . Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 862–872. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9838

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