As expressões ansiogênicas frente dos processos formativos da contemporaneidade: um diálogo entre a psicobiologia e os enfoques psicanalíticos

Autores/as

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de
  • José Fábio Bezerra da Silva
  • Allan Douglas Alves Santiago

Resumen

A ansiedade, enquanto conceito expressivo-estruturante, ganha variadas conotações ao longo das discussões científicas, representando um conjunto de acepções amplas nas diferentes abordagens metodológicas, tendo entre as formatações óticas os fundamentos e perspectivas psicobiológicas e os enfoques psicanalíticos. Nesse sentido, o trabalho em questão discorre sobre as diferentes formatações da ansiedade perante dos processos funcionais-vivenciais da contemporaneidade, tendo como plano de fundo as comunicações dialógicas entre os estudos da Psicobiologia e as diretrizes conceituais-executórias dos enfoques psicanalíticos. Para fins de pesquisa, o estudo foi edificado a partir dos rumos metodológicos da revisão narrativa, servindo de base periódica e estruturante para as lapidações argumentativas utilizadas, tendo como fonte informacional as plataformas do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Em meio dos aspectos levantados, aborda-se que os diálogos entre as dimensões psicanalíticas e as abordagens psicobiológicas desenvolvem interações e visualizações peritentes na compreensão da ansiedade em suas entrelinhas subjetivas, funcionais e coletivas, promovendo, apesar da aparente diferenciação entre tais óticas, vislumbres teórico-práticos nas compreensões das expressões ansiogênicas em suas amplitudes multifatoriais.

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Publicado

2023-07-10

Cómo citar

Costa Castelhano, M. V., Flávio Franklin Ferreira de, Silva , J. F. B. da, & Santiago , A. D. A. (2023). As expressões ansiogênicas frente dos processos formativos da contemporaneidade: um diálogo entre a psicobiologia e os enfoques psicanalíticos . Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 873–883. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9839

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