A docência no ensino superior e as diretrizes metodológicas-vivenciais: composições direcionais na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11136Resumo
O ensino superior, enquanto setor formal em constante consolidação e transformação nosâmbitos contemporâneos, apresenta-se como espaço temporal, estrutural e formativo
voltado ao aperfeiçoamento profissional e científico da sociedade em sua globalidade,
possibilitando a construção crítica de conhecimentos e práticas especializadas em uma
formativa técnico-experiencial, participando ativamente do desenvolvimento cultural,
metodológico e socioeconômico nos diferentes âmbitos societários. Nos contextos docentes, entende-se que o professor no ensino superior representa um dos principais fios condutores entre as intermediações executórias e contemplativas perante
dos campos formativos, lapidando a significância de metodologias pedagógicas-
experienciais capazes de ampliar as óticas profissionais e de pesquisa ao longo da jornada
acadêmica dos graduando, distanciando-se das concepções burocráticas e rígidas nas
formatações dentro e fora da sala de aula (Ferreira, 2010).
Pensando nisso, o presente o estudo discorre sobre as possíveis interligações
significativas entre a prática docente no âmbito universitário e as composições
metodológicas-vivenciais mediante as contextualizações societárias e educativas na
atualidade, refletindo sobre os possíveis direcionamentos técnicos-interativos na
literatura científica especializada. Para tanto, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como principal forma de
captação informacional e de dados, tendo como referências teórico-práticas os artigos
científicos, os capítulos de livro e obras acadêmicas relacionadas a temática em questão,
sendo geralmente encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e
Portal CAPES. Em que, visando aprimorar as buscas em seus sentidos generativos,
valeram-se de três descritores centrais para sistematização das buscas, sendo eles:
Docência, Ensino Superior e Metodológico-Vivencial. Sendo assim, exposto as considerações iniciais e as objetivações da atual pesquisa, seguem os demais elementos tópicos e argumentativos em torno do tema destacado, tendo em mente a complexidade e as características multinacionais das metodologias pedagógicas frente das sistemáticas docentes nos contextos universitários.
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