Recursos naturais e as abordagens socioemocionais nos ambientes educativos-escolares: o sujeito em suas entrelinhas vivenciais

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Andressa Wanderley de França
  • Francisca Verônica Dantas de Melo

Palavras-chave:

Recursos Naturais, Contemporaneidade

Resumo

Dentro das possibilidades pontuais na discussão sobre meio ambiente, encontra-se os processos de conscientização sobre a utilização dos recursos naturais frente das necessidades societários da atualidade, promovendo a difusão de saberes e dinâmicas práticas para a consolidação dos papéis e execuções do desenvolvimento sustentável perante das interações educacionais-comunitárias. Pensando nisso, o trabalho em questão discute sobre como as abordagens socioafetivas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências socioemociais podem ser aplicadas em intervenções e projetos transversais ligados a valorização e conscientização dos recursos naturais, partindo das inserções sujeitos por via de suas amplitudes experienciais. Nos processos de pesquisa, recorreu-se ao método de revisão narrativa como forma sistêmica de organização de dados em seus carácteres argumentativos e categóricos, beneficiando-se dos trabalhos acadêmicos, a exemplo de artigos cinéticos e livros especializados, encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Portanto, em vista da importância da discussão sobre os recursos naturais nos setores educacionais-escolares na contemporaneidade, esboça-se os demais tópicos desse artigo, objetivando significações interativas entre as abordagens socioemocionais e as temáticas voltadas ao meio ambiente, percorrendo, acima de tudo, um viés crítico localizado para além das muradas estruturais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Naturais. Socioemocional. Educação. Escola. Contemporaneidade.

Referências

SILVA, Harrysson Luiz et al. O papel do didata na formação da resiliência socioemocional em educação ambiental de desastreS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS DO COTIDIANO, 2022.

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

DEMOLY, KARLA ROSANE; AMARAL, D. O.; SANTOS, JOCEILMA SALES BIZIU DOS. Aprendizagem, educação ambiental e escola: modos de en-agir na experiência de estudantes e professores. Ambiente & Sociedade, v. 21, 2018.

SATO, Michèle. Formação em Educação Ambiental–da escola à comunidade. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria do Ensino Fundamental, p. 07-15, 2001.

DE SOUSA, Gláucia Lourenço et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011.

DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.

NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental Crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.

RAMLOW, Samara Simon Christmann; RAMLOW, Romildo Ricardo; DE OLIVEIRA, Tarcisio Dorn. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, v. 3, n. 1, 2023.

VENTURI, Luis Antonio Bittar. Recurso natural: a construção de um conceito. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), v. 10, n. 1, p. 09-17, 2006.

DULLEY, Richard Domingues. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, 2004.

LISBÔA,, J. M.. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: um diálogo necessário. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6, 2021. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1686.

TACLA, C. et al. A aprendizagem socioemocional na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. p. 13-24.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., França, A. W. de, & Melo, F. V. D. de. (2023). Recursos naturais e as abordagens socioemocionais nos ambientes educativos-escolares: o sujeito em suas entrelinhas vivenciais. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 1414–1423. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9969

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>