Relato de experiência das atividades desenvolvidas por uma liga acadêmica em um curso de biomedicina
Palavras-chave:
Educação em saúde, Epidemiologia, Saúde coletivaResumo
As Ligas Acadêmicas surgiram nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias extracurriculares. Iniciaram-se, nos cursos de medicina, e depois, nos cursos enfermagem. E quanto ao curso de biomedicina, não são encontradas publicações, em periódicos científicos, sobre ligas acadêmicas vinculadas ao referido curso. E dentre as áreas de atuação do biomédico tem-se a epidemiologia e a saúde coletiva. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de acadêmicos de Biomedicina das atividades desenvolvidas na Liga Acadêmica de Epidemiologia e Saúde Coletiva (LAESC). Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência sobre a fundação, consolidação e realização das atividades desenvolvidas da LAESC. As atividades da liga seguem o que foi descrito no plano de trabalho, com um cronograma anual, que busca, também, seguir o calendário de cores da saúde. A liga promoveu atividades no tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), estimulando a interdisciplinaridade e a produção intelectual. Assim, é notória a importância da liga acadêmica na formação complementar da grade do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. 23 Dez 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 07 de agosto de 2001. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União. 03 Out 2001.
BURJATO JÚNIOR, D. História da liga de combate à sífilis e a evolução da sífilis na cidade de São Paulo (1920-1995). 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
ARAÚJO, C.R.C.; LOPES, R.E.; DIAS, M.S.A.; XIMENES NETO, F.R.G.; FARIAS, Q.L.T.; CAVALCANTE, A.S.P. Contribuição das ligas acadêmicas para a formação em enfermagem. Rev. Enferm. em Foco, v. 10, n. 6, p. 137-142, 2019.
ARAÚJO, C.R.C.; LOPES, R.E.; SOUSA, F.W.M.; OLIVEIRA, E.N. Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem. Rev. Gestão & Saúde, V. 12, n. 01, p. 108-118, 2021.
CAVALCANTE, A.S.P.; VASCONCELOS, M.I.O.; CECCIM, R.B.; MACIEL, G.P.; RIBEIRO, M.A.; HENRIQUES, R.L.M.; ALBUQUERQUE, I.N.M.; SILVA, M.R.F. Em busca da definição contemporânea de “ligas acadêmicas” baseada na experiência das ciências da saúde. Interface, v. 25, p. e190857, 2021.
COSTA, D.A.S.; SILVA, R.F.; LIMA, V.V.; RIBEIRO, E.C.O. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, 2018.
DANTAS, A. C. de O.; SANTOS, M. A.; GOIS, M. B. T. C. Importância da liga acadêmica para a formação profissional: aprendendo a trabalhar em equipe. In: International nursing congress theme: Good practices of nursing representations In the construction of society. p. 9-12, 2017.
GOERGEN, D.I. e HAMAMOTO, P.T. As ligas acadêmicas e sua aproximação com sociedades de especialidades: um movimento de contrarreforma curricular? Rev. bras. educ. med., v. 45, n. 02, p. e055, 2021.
GOMES, E. C. de S. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2015. 83p.
MOREIRA, L.M.; MENNIN, R.H.P.; LACAZ, F.A.C.; BELLINI, V.C Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p. 115-125, 2019.
OLIVEIRA, E. N.; ANDRADE, C. S. G.; LIMA, L. M. C. A liga interdisciplinar em saúde mental e suas contribuições em tempos de covid-19. Rev. Bras. Psico. e Educ., v. 22, n. 2, p. 2594-8385, 2020.
SILVA, S.A. e FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. med., v. 39, n. 3, p. 410-417, 2019.
SILVA, S. S. F.; CAVALCANTE, C. B. T. L.; ANIZIO, M. S.; NUNES, B. L. R.; PINTO, A. C. S.; PAULA, D. G. Perfil e produções das ligas acadêmicas de ciências da saúde no Brasil: revisão integrativa. Res., Soc. Dev., v. 9, n. 9, p. e 743997775, 2020.
SILVA, D.P.; RAIMUNDO, A.C.L.; SANTOS, I.M.R.; GOMES, N.M.C.; MELO, P.D.C R.; SANTOS, D.S. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Rev enferm UFPE online, v. 12, n. 5, p. 1486-1492, 2018.
SOARES, F.J.P.; SANTANA, I.H.O.; CUNHA, J.L.Z. Ligas Acadêmicas no Brasil: Revisão Crítica de Adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. Port. Saúde e Sociedade, v, 3, n. 3, p. 931-944, 2018.
SOUZA, L. C.; PAIVA, F. F.; GATINHO, F. G.; COSTA, J. R. de M.; CARDOSO, M. Q.; FERREIRA, P. S.; MARTINS, L.G.L.; CRUZ, F. T. O.; VERAS, N. L. P.; FURTADO, A.B.G. The importance of academic leagues in the pandemic contexto of COVID-19: na experience report. Res., Soc. Dev., v. 11, n. 3, p. e7611325872, 2022.
VASCONCELOS, A. B. S.; NADAF, ÁGATA M. H.; SILVA, J. F.; TEODORO, P. T.; ALMEIDA, I. M. Q.; BRAVIN, M. B.; SOUZA, S. C. Relato de experiência da liga acadêmica de pediatria de uma instituição de ensino superior pública do estado de Mato Grosso. Rev. Ciênc. Estud. Acad. Med., v. 1, n. 12, p.10-21, 2020.
Yang, G. Y. H, Braga, A. C. B, Hipólito, N. C, Vieira, K. S. T, Pessanha, C. G, Abrantes, A. G, Pereira, P. S, Corrêa, C. L. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p. 80-86, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Soares Leite, Vitória Maria Oliveira do Nascimento, Ana Caroline Reis Medrada, Matheus Rodrigues Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess