Relato de experiência das atividades desenvolvidas por uma liga acadêmica em um curso de biomedicina

Autores/as

Palabras clave:

Educação em saúde, Epidemiologia, Saúde coletiva

Resumen

As Ligas Acadêmicas surgiram nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias extracurriculares. Iniciaram-se, nos cursos de medicina, e depois, nos cursos enfermagem. E quanto ao curso de biomedicina, não são encontradas publicações, em periódicos científicos, sobre ligas acadêmicas vinculadas ao referido curso. E dentre as áreas de atuação do biomédico tem-se a epidemiologia e a saúde coletiva. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de acadêmicos de Biomedicina das atividades desenvolvidas na Liga Acadêmica de Epidemiologia e Saúde Coletiva (LAESC). Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência sobre a fundação, consolidação e realização das atividades desenvolvidas da LAESC. As atividades da liga seguem o que foi descrito no plano de trabalho, com um cronograma anual, que busca, também, seguir o calendário de cores da saúde. A liga promoveu atividades no tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), estimulando a interdisciplinaridade e a produção intelectual. Assim, é notória a importância da liga acadêmica na formação complementar da grade do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Soares Leite, Universidade do Estado do Pará, Marabá, Pará

Daniela Soares Leite. Professora Adjunta. Centro de Ciências Biológicas. Universidade do Estado do Pará. Av. Hiléia, s/n - Amapá, Marabá - PA, 68502-100

Vitória Maria Oliveira do Nascimento, Universidade do Estado do Pará, Marabá, Pará

Graduação em Biomedicina. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Ana Caroline Reis Medrada, Universidade do Estado do Pará, Marabá, Pará

Graduação em Biomedicina. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Matheus Rodrigues Nunes, Universidade do Estado do Pará, Marabá, Pará

Graduação em Biomedicina. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. 23 Dez 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 07 de agosto de 2001. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União. 03 Out 2001.

BURJATO JÚNIOR, D. História da liga de combate à sífilis e a evolução da sífilis na cidade de São Paulo (1920-1995). 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

ARAÚJO, C.R.C.; LOPES, R.E.; DIAS, M.S.A.; XIMENES NETO, F.R.G.; FARIAS, Q.L.T.; CAVALCANTE, A.S.P. Contribuição das ligas acadêmicas para a formação em enfermagem. Rev. Enferm. em Foco, v. 10, n. 6, p. 137-142, 2019.

ARAÚJO, C.R.C.; LOPES, R.E.; SOUSA, F.W.M.; OLIVEIRA, E.N. Ligas acadêmicas e extensão universitária: contribuições na aprendizagem do estudante de enfermagem. Rev. Gestão & Saúde, V. 12, n. 01, p. 108-118, 2021.

CAVALCANTE, A.S.P.; VASCONCELOS, M.I.O.; CECCIM, R.B.; MACIEL, G.P.; RIBEIRO, M.A.; HENRIQUES, R.L.M.; ALBUQUERQUE, I.N.M.; SILVA, M.R.F. Em busca da definição contemporânea de “ligas acadêmicas” baseada na experiência das ciências da saúde. Interface, v. 25, p. e190857, 2021.

COSTA, D.A.S.; SILVA, R.F.; LIMA, V.V.; RIBEIRO, E.C.O. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, 2018.

DANTAS, A. C. de O.; SANTOS, M. A.; GOIS, M. B. T. C. Importância da liga acadêmica para a formação profissional: aprendendo a trabalhar em equipe. In: International nursing congress theme: Good practices of nursing representations In the construction of society. p. 9-12, 2017.

GOERGEN, D.I. e HAMAMOTO, P.T. As ligas acadêmicas e sua aproximação com sociedades de especialidades: um movimento de contrarreforma curricular? Rev. bras. educ. med., v. 45, n. 02, p. e055, 2021.

GOMES, E. C. de S. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2015. 83p.

MOREIRA, L.M.; MENNIN, R.H.P.; LACAZ, F.A.C.; BELLINI, V.C Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p. 115-125, 2019.

OLIVEIRA, E. N.; ANDRADE, C. S. G.; LIMA, L. M. C. A liga interdisciplinar em saúde mental e suas contribuições em tempos de covid-19. Rev. Bras. Psico. e Educ., v. 22, n. 2, p. 2594-8385, 2020.

SILVA, S.A. e FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. med., v. 39, n. 3, p. 410-417, 2019.

SILVA, S. S. F.; CAVALCANTE, C. B. T. L.; ANIZIO, M. S.; NUNES, B. L. R.; PINTO, A. C. S.; PAULA, D. G. Perfil e produções das ligas acadêmicas de ciências da saúde no Brasil: revisão integrativa. Res., Soc. Dev., v. 9, n. 9, p. e 743997775, 2020.

SILVA, D.P.; RAIMUNDO, A.C.L.; SANTOS, I.M.R.; GOMES, N.M.C.; MELO, P.D.C R.; SANTOS, D.S. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Rev enferm UFPE online, v. 12, n. 5, p. 1486-1492, 2018.

SOARES, F.J.P.; SANTANA, I.H.O.; CUNHA, J.L.Z. Ligas Acadêmicas no Brasil: Revisão Crítica de Adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. Port. Saúde e Sociedade, v, 3, n. 3, p. 931-944, 2018.

SOUZA, L. C.; PAIVA, F. F.; GATINHO, F. G.; COSTA, J. R. de M.; CARDOSO, M. Q.; FERREIRA, P. S.; MARTINS, L.G.L.; CRUZ, F. T. O.; VERAS, N. L. P.; FURTADO, A.B.G. The importance of academic leagues in the pandemic contexto of COVID-19: na experience report. Res., Soc. Dev., v. 11, n. 3, p. e7611325872, 2022.

VASCONCELOS, A. B. S.; NADAF, ÁGATA M. H.; SILVA, J. F.; TEODORO, P. T.; ALMEIDA, I. M. Q.; BRAVIN, M. B.; SOUZA, S. C. Relato de experiência da liga acadêmica de pediatria de uma instituição de ensino superior pública do estado de Mato Grosso. Rev. Ciênc. Estud. Acad. Med., v. 1, n. 12, p.10-21, 2020.

Yang, G. Y. H, Braga, A. C. B, Hipólito, N. C, Vieira, K. S. T, Pessanha, C. G, Abrantes, A. G, Pereira, P. S, Corrêa, C. L. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Rev. bras. educ. med., v. 43, n. 1, p. 80-86, 2019.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Leite, D. S., Nascimento, V. M. O. do, Medrada, A. C. R., & Nunes, M. R. (2023). Relato de experiência das atividades desenvolvidas por uma liga acadêmica em um curso de biomedicina. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(3), 584–587. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9660

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.