A noção de educação para o futuro enquanto proposição dialógica na contemporaneidade: um estudo narrativo
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10256Resumo
A instauração dialógica dos processos educacionais em suas naturezas interativas e democráticas permeiam
variados fatores constitutivos voltados os alicerces pedagógicos, comunitários e de responsabilidade educativa, englobando a
formação das subjetividades em suas particularidades de articulação, assim como os demais domínios individuais-coletivos.
Seguindo tal raciocínio, o trabalho acadêmico em questão discorre sobre a noção de educação para o futuro enquanto proposição
dialógica necessária para refletir e discutir sobre as potencialidades e contradições educacionais na contemporaneidade, trazendo
à tona diálogos entre diferentes constantes teórico-práticas intricadas nas ciências da educação. Para isso, seguiu-se os preceitos
organizativos, estruturais e direcionais da revisão narrativa como modelo de pesquisa norteador, utilizando-se de artigos
científicos, capítulos de livros, livros especializados e outras produções acadêmicas como principal fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Educação. Futuro Educacional. Contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lisbino Geraldo Miranda do Carmo, Marcos Vitor Costa Castelhano, Ledson Marcos Sousa da Silva, Mateus da Silva Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.