O corpo enquanto conjunção subjetiva de descobertas no universo infantil: diálogos entre a psicanálise e a educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10598Resumo
Dentre as perspectivas teórico-práticas da infância, o desenvolvimento psicossexual, constantemente discorrido pelas vertentes psicanalíticas, esboça-se como modalidade teórico-prática significativa na compreensão das dinâmicas subjetivas, pulsionais e propriamente psíquicas-emocionais ocorridas nos trajetos infantes, comunicando-se com noções atreladas a formação contínua do sujeito desejante, assim como de suas constantes significações, investimentos relacionais e lapidações imaginárias-simbolícas de vetores corporais. Pensando nisso, considerando a pertinência dos diálogos teóricos-práticos da sexualidade infantil nas articulações formativas das noções de corpo em suas matrizes socioculturais, simbólicas e imaginárias, o presente estudo discute sobre como as interlocuções entre os enfoques psicanalíticos e a educação sexual podem atuar de forma concomitante nos panoramas experienciais e intersubjetivos da infância, tendo como plano central os imagos corporais enquanto expressões globais e intersubjetivas do sujeito desde das fases iniciais. Para isso, valeu-se da abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, mais especificamente dos moldes técnicos de buscativa e estruturação de matriz de revisão narrativa, operando-se através de procura de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas relacionadas a temática aqui definida, sendo geralmente encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC.
Palavras-chave: Infância. Corpo. Psicanálise. Educação Sexual.
Referências
BEE, Helen; BOYD, Denise Roberts. A criança em desenvolvimento. 12. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2011.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRAGHIROLLI et al., E. M. Psicologia geral. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
CASTELHANO, M. V. C.; LUCIO, G. H. ; SILVA, L. M. S. ; FERNANDES, M. S. ; CUNHA, D. S. ; RAMALHO NETO, A. E. . O desenvolvimento psicossexual e os contextos pulsionais da infância: um olhar psicanalítico. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 459-469, 2023.
DAVIDOFF, L. L. Introdução à psicologia. São Paulo: LTC, 2000.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. 1. ed. São Paulo: Harbra, 1986.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory J.; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da personalidade-8. AMGH
Editora, 2015.
FONSECA, Aline Arruda Rodrigues; VANDERLINDE, Bruna Renata; LINS, Thatyanna Karla de Britto Poggi. Educação sexual e sexualidade na infância: Uma visão da psicanálise. In: PSICOLOGIA: ABORDAGENS TEÓRICAS E EMPÍRICAS-VOLUME 2. Editora Científica Digital, 2022. p. 10-26.
FREUD, Sigmund, 1856-1936. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade: análise fragmentária de uma histeria ["o caso Dora"] e outros textos [1901-1905]. São Paulo: Companhia das Letras, 2016
LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. 4a edi- ção. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda, 2001.
LAZZARINI, Eliana Rigotto; VIANA, Terezinha de Camargo. O corpo em psicanálise. Psicologia: Teoria e pesquisa, v. 22, p. 241-249, 2006.
LINDENMEYER, Cristina. Qual é o estatuto do corpo na psicanálise?. Tempo psicanalitico, v. 44, n. 2, p. 341-359, 2012.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Rennes Marcal. Educação sexual: princípios para ação. doxa, v. 15, n. 1, p. 75-84, 2011.
MEDNICOFF, E. Dossiê Freud. São Paulo, SP: Universos dos livros, 2015.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2012.
QUINET, Antonio. A descoberta do inconsciente. Do desejo ao sintoma. 2aed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
RODRIGUES, Leonardo Silveira; BRANCO, Gabriel Câmara; GELLIS, Andre. Paradigma da educação sexual: diálogos com a psicanálise. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 5, p. e11419-e11419, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Vitor Costa Castelhano, Waleska Ramalho Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.