O corpo enquanto conjunção subjetiva de descobertas no universo infantil: diálogos entre a psicanálise e a educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10598Resumen
Dentre as perspectivas teórico-práticas da infância, o desenvolvimento psicossexual, constantemente discorrido pelas vertentes psicanalíticas, esboça-se como modalidade teórico-prática significativa na compreensão das dinâmicas subjetivas, pulsionais e propriamente psíquicas-emocionais ocorridas nos trajetos infantes, comunicando-se com noções atreladas a formação contínua do sujeito desejante, assim como de suas constantes significações, investimentos relacionais e lapidações imaginárias-simbolícas de vetores corporais. Pensando nisso, considerando a pertinência dos diálogos teóricos-práticos da sexualidade infantil nas articulações formativas das noções de corpo em suas matrizes socioculturais, simbólicas e imaginárias, o presente estudo discute sobre como as interlocuções entre os enfoques psicanalíticos e a educação sexual podem atuar de forma concomitante nos panoramas experienciais e intersubjetivos da infância, tendo como plano central os imagos corporais enquanto expressões globais e intersubjetivas do sujeito desde das fases iniciais. Para isso, valeu-se da abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, mais especificamente dos moldes técnicos de buscativa e estruturação de matriz de revisão narrativa, operando-se através de procura de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas relacionadas a temática aqui definida, sendo geralmente encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC.
Palavras-chave: Infância. Corpo. Psicanálise. Educação Sexual.
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