A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)

Resumo

Considerando os diferentes campos interventivos, aborda-se que os processos voltados aos aspectos afetivos são essenciais para as lapidações de habilidades e competências sociointeracionais perante das possibilidades de acolhimento dos sujeitos com TEA nos panoramas societários, esboçando que a escola ocupa um lugar central nas inserções coletivas e subjetivas ante das elaborações comportamentais de matriz socioemocional. Partindo dos pressupostos acima, o presente trabalho discorre sobre as intercessões entre as diretrizes da educação inclusiva, sobretudo nos campos ligados a educação especial, e as execuções temáticas associadas aos recursos naturais, enquanto pontuação transversal, mediante o processo de inclusão escolar-social de alunos diagnosticados com TEA nos meios educacionais contemporâneos, considerando a pertinência do acolhimento psicológico-emocional frente das demandas subjetivas e coletivas desse público-alvo. Para tanto, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de organização e captação informacional diante das argumentações e proposições expressas ao logo do texto científico, tendo as bases digitais, como exemplo Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e o acervo de trabalhos da CAPES, como principal fonte de pesquisa, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras modalidades de produções acadêmicas especializadas. Sendo assim, exposto a importância das interlocuções entre a educação inclusiva e os recursos naturais em suas exposições transversais, explícita-se a significância, assim como as suas significações socioculturais, do acolhimento global e dinâmico dos sujeitos com TEA em suas amplitudes psicológicas e afetivas nas ambientações educativas-escolares.

 

PALAVRAS-CHAVE: TEA. Educação Inclusiva. Recursos Naturais. Metodologias Pedagógicas.

Referências

BORGES, Jorge Amaro. Educação ambiental na perspectiva da educação inclusiva. Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 285-292, 2011.

CALVE, Tatiane; HERGINZER, Paloma. Educação inclusiva de alunos autistas no município de Curitiba: uma análise documental. Caderno Intersaberes, v. 10, n. 24, p. 15-26, 2021.

CARDOSO, Lorena Tamillys Silva. A afetividade na relação professor e aluno com TEA na educação infantil. Revista Caparaó, v. 1, n. 2, p. e9-e9, 2019.

COSTA, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa; ZANATA, Eliana Marques; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 10, n. 21, p. 294-313, 2018.

DA SILVA, Fábio José Antonio; SILVA, Rafael Soares. Autismo e suas características comportamentais sócio emocionais. EDUCAÇÃO & ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE, p. 183, 2022.

DE OLIVEIRA, Teresa Vieira dos Santos. A educação ambiental e cidadania: a transversalidade da questão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n. 4, p. 1-9, 2007.

DIAS, Julio Cesar et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CAMPO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. GEOFRONTER, v. 9, 2023.

FONTENELE, Leonardo Almeida et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES QUE APROXIMAM. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA, v. 1, n. 1, p. 95-115, 2023.

GATTO, Eliane. Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Paco Editorial, 2015.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GROSSI, Vitor Gabriel Ribeiro; GROSSI, Breno Henrique Ribeiro. O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares: uma revisão de teses e dissertações. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 20, n. 1, 2020.

KRAETZIG, Juliana Mazzanti. Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível. Repositório UFSM, 2008.

LISBÔA, Juliana Munoz. Educação Ambiental e Educação Inclusiva: um diálogo necessário. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, 2020.

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; BRAGIN, Josiane Maria Bonatto. Práticas pedagógicas com autistas: ampliando possibilidades. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 884-888, 2016.

SAMPAIO, Ligia Maria Tavares; MAGALHÃES, Célia Jesus Silva. Formação do professor na educação inclusiva e TEA. In: V Congresso Nacional de Educação-V CONEDU, Anais. 2018.

TOGNETTE, Maria Eduarda; SANTOS, Isabela Chicarelli Amaro; DA SILVA, Nilson Rogério. INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 1, p. 392-405, 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Costa Castelhano, M. V. (2023). A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(3), 1468–1477. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9970

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3