A educação inclusiva e os recursos naturais: dinâmicas de acolhimento afetivo-psicológico de alunos com TEA
Resumo
Considerando os diferentes campos interventivos, aborda-se que os processos voltados aos aspectos afetivos são essenciais para as lapidações de habilidades e competências sociointeracionais perante das possibilidades de acolhimento dos sujeitos com TEA nos panoramas societários, esboçando que a escola ocupa um lugar central nas inserções coletivas e subjetivas ante das elaborações comportamentais de matriz socioemocional. Partindo dos pressupostos acima, o presente trabalho discorre sobre as intercessões entre as diretrizes da educação inclusiva, sobretudo nos campos ligados a educação especial, e as execuções temáticas associadas aos recursos naturais, enquanto pontuação transversal, mediante o processo de inclusão escolar-social de alunos diagnosticados com TEA nos meios educacionais contemporâneos, considerando a pertinência do acolhimento psicológico-emocional frente das demandas subjetivas e coletivas desse público-alvo. Para tanto, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de organização e captação informacional diante das argumentações e proposições expressas ao logo do texto científico, tendo as bases digitais, como exemplo Google Acadêmico, Scielo, PePSIC e o acervo de trabalhos da CAPES, como principal fonte de pesquisa, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras modalidades de produções acadêmicas especializadas. Sendo assim, exposto a importância das interlocuções entre a educação inclusiva e os recursos naturais em suas exposições transversais, explícita-se a significância, assim como as suas significações socioculturais, do acolhimento global e dinâmico dos sujeitos com TEA em suas amplitudes psicológicas e afetivas nas ambientações educativas-escolares.
PALAVRAS-CHAVE: TEA. Educação Inclusiva. Recursos Naturais. Metodologias Pedagógicas.
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